RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

terça-feira, 2 de maio de 2017

DOENÇA DESGRANIDA !!!


Este fim de semana fiquei sabendo de mais dois artistas regionalistas gaúchos que estão com problemas de diabetes, a chamada Doença Silenciosa. Garrei a me lembrar de outros amigos e vi que o número, dentro do meio artístico gaúcho, é muito grande. Inclusive eu.
 
Mas qual seriam os grandes difusores desta enfermidade? Lendo algumas orientações sobre o caso pode-se perceber que o desregramento na alimentação e a falta de exercícios físicos são os maiores causadores deste mal.
 
Fiz uma analogia e pude perceber que os quatros piores ingredientes são, justamente, aquilo que a gauchada mais aprecia, ou seja:  

1. Açúcar: Meus parceiros que, iguais a mim, são como formiga por um doce de sagu, por ambrosia, por moranga caramelada, por mel, aí vai um aviso. Por ter uma fórmula simples (uma molécula de glicose e uma de frutose) o ingrediente faz a glicemia subir rapidamente. principalmente alimentos refinados, como bebidas adoçadas com açúcar, desprovidas de fibra que retardam a absorção da glicose no sangue. Alguns sucos de frutas, alimentos processados açucarados e sobremesas doces têm efeitos semelhantes. Estes alimentos promovem a hiperglicemia. 
2. Sódio: Qual gaúcho não aprecia um suculento churrasco ou um carreteiro de charque? Para tanto, o sal é fundamental.  Contudo, o excesso de sódio presente no sal e em alimentos embutidos é prejudicial a todas as pessoas, porém, para o diabetes, o risco é maior. Com o excesso de sal é possível desenvolver hipertensão. Tendo em vista que o paciente é mais propenso a desenvolver problemas cardiovasculares, se o diabetes estiver unido à hipertensão, os risco são assustadores.
3. Álcool: Bueno. Aqui nem se fala. Canha pura, com butiá, com abacaxi... Mas muito cuidado. O álcool é processado da mesma forma como o corpo processa a gordura e pode definitivamente mexer com os seus níveis de açúcar no sangue. Se você decidir beber álcool, consuma-o apenas nos dias em que os seus níveis de açúcar no sangue estão sob controle, e limite a ingestão para uma ou duas bebidas. Você pode optar também por bebidas sem álcool, mas seja comedido no consumo.
4. Carnes Vermelhas: Uma picanha mal passada, uma ovelha no ponto. Todo gaúcho é carnívoro. No entanto, esse alimentos é fonte de gordura saturada. Levando em consideração que pessoas como o diabetes têm mais chances de desenvolverem problemas cardiovasculares, o ideal é moderar no consumo de carnes vermelhas, já que elas proporcionam o aumento do colesterol e, consequentemente, doenças do coração, fatores ainda mais perigosos para diabéticos.
Mais adiante vamos falar mais sobre o assunto, mas vão botando tenência, companheirada. A coisa não é brincadeira.