RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

domingo, 9 de abril de 2017

OS GAITEIROS DO RIO GRANDE


Porca Véia recebendo o troféu de Destaque de 2016
Foto: Zelita Marina

OS GAITEIROS DO RIO GRANDE 
(Léo Ribeiro)

Não trago mágoas desta vida que foi boa
e deste trem sei que sou bom passageiro
mas se pudesse começar tudo de novo
queria ter este dom de ser gaiteiro.   

Talvez por isso é que eu me veja refletido
atrás de gaitas nas penumbras de um galpão
e se o gaiteiro é meu irmão, é meu amigo,
aumenta mais esta minha devoção.  

Gaiteiro é aquele que reponta o tempo antigo,
é quem carimba a identidade do meu pago,
bochecho de água pelos campos ressequidos
pra um estradeiro que tem sina de índio vago. 

E ao Porca Véia que escrevi  "O Último Baile"
peço que risque esta letra de seu caderno
porque aprendi que os gaiteiros do Rio Grande
iguais ao vento vem e vão mas são eternos.  
 

Um abraço a estes gaiteiros que tenho algum trabalho em parceria ou alguma relação de amizade, Porca Véia, José Claro (Zezinho), Gabriel Claro, Angelo Marques, Gildinho, Albino Manique, Adelar Bertussi, Eliandro Luz, Luciano Maia, William Hengen, Porquinha, Ubiratã Reis, Ivan Godoi, Gonzaga dos Reis, Paulinho Siqueira, Fernandinho, Oscar dos Reis, Rivadavia Barreto, Bruno Capelani, Robison Boeira, Jauro Gehlen, Daltro Bertussi, Adroaldo Jacobi de Freitas, Sandro Ribeiro, Rodrigo Lucena, Leonel Fabian, Ivory de Souza da Silva, Alexandre Battisti, João Sartune, Leonel Almeida, Rodrigo Pires, Samuca, Luizinho Corrêa, Jorge Santos, Jardel Borba, Neusa Regina, Jair Marcos, Lauri Duarte e a todos os gaiteiros desta querência.