RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quinta-feira, 2 de março de 2017

PARABÉNS, PORCA VÉIA!



Não é costume de nosso chasqueiro virtual gaudério parabenizar aniversariantes pelo simples motivo de que, graças a Deus, temos milhares de amigos e o esquecimento é um pecado que muitos não costumam perdoar.  Entretanto não poderia deixar passar em brancas nuvens o natalício de um fraterno parceiro, Elio da Rosa Xavier, o Porca Véia, que deu "ôh de casa" neste mundo velho num dia 02 de março do ano de 1952, lá pela localidade de Pontão, antiga Lagoa Vermelha, hoje distrito pertencente a  São José do Ouro. 
 
Para retratar desta amizade precisaria de varias folhas deste blog pois conheci o Porca quando ele foi diretor da antiga FEBEM, em São Francisco de Paula. Das empreitadas em que nos metemos daria para escrever um livro - olha um tema bom aí, Porca Véia. Um livro de memórias -.
 
Porca Véia é, sem dúvida alguma, um dos gaiteiros mais carismáticos desta imortal Província de São Pedro. Particularmente, é destes homens que não mede esforços para ajudar um companheiro. Ao mesmo tempo, tem uma personalidade forte de taura serrano que não costuma ouvir calado alguma coisa que lhe machuque as orelhas.
 
Atualmente o homem que criou o gaitaço e maior representante da musicalidade Bertussi no Rio Grande do Sul se recupera de uma enfermidade passageira mas segue seu rumo, no mesmo tranco, o Grupo Musical Cordeona, do qual é proprietário.
 
Longa vida meu parceiro velho e precisando deste amigo, não tem dia e não tem hora. Prenda o grito.   
 
    ando meio destreinado no cabo da dança e um dos poucos gaiteiros 
que me tira do rancho para "figurar" um chotes é o Porca Véia.