RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

NOS IDEAIS DAQUELES LENÇOS



Ontem, dia 08, tive a honra de receber em meu rancho povoeiro este grande amigo, irmão, poeta, declamador, compositor, cria ilustre de Uruguaiana agora morando pelas bandas de Canoas, meu afilhado na Estância da Poesia Crioula e parceiro de Piquete Fraternidade Gaúcha, Dr. Maxsoel Bastos de Freitas, o "Chamongo dos Bastos", que veio regalar-me, EM PRIMEIRA MÃO, com esta sua belíssima obra intitulada Nos Ideais Daqueles Lenços que, como ele mesmo realça, é um Rodeio de Versos e Poesias de Alma e Coração.

O livro traz o prefácio do poeta Vaine Darde e diversas manifestações de parceiros musicais e poéticos como Clodoy Gonçalves, Jaime Ribeiro, Ricardo Tubino, Claudionir Araújo Bastos e Duca Duarte. É uma edição da Martins Livreiro com 134 pág. que será lançado, oficialmente, na Feira do Livro de Porto Alegre. A capa é uma criação do próprio autor, que também é um bueno artista plástico.

Embora vivamos num tempo virtual, onde a internet irmana culturas, ainda tenho a "balda" da coisa posta no papel, pois é perene. O livro é eterno. O dito se esvai mas o escrito fica. Por isso valorizo por demais quando um parceiro, um amigo, em tão pouco tempo de atividade na escrita e no mundo festivaleiro realiza seu sonho.

Parabéns meu galo, e pela tua volúpia em cultivar o que de bom nossa cultura nos oferece, tenho a certeza que será o primeiro de tantos.