RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

FALECE HERALDO DE CARVALHO


O XIRÚ DO PARQUE
 
Heraldo de Carvalho na Sesmaria do Infinito, da E.P.C. 
Foto: Léo Ribeiro
 
Faleceu na tarde desta segunda-feira, dia 06 de fevereiro, o amigo Heraldo de Carvalho, mais conhecido como Xirú do Parque, assim chamado por sua dedicação e anos de trabalho cuidando do Parque da Harmonia, local do Acampamento Farroupilha.
 
Na verdade o envolvimento do Heraldo de Carvalho com este local tão apreciado pelos portoalegrenses, principalmente do mundo tradicionalista, vem desde a criação do Parque Marinha do Brasil quando, junto com o cantor Índio Sepé e o poeta Luis Menezes, foi chamado a fazer deste local um ambiente propício para a gauchada da capital. Foi deles, inclusive, a criação de uma cancha reta para corridas de cavalos, que hoje não existe mais.
 
Heraldo de Carvalho também cuidou por longos anos a Sesmaria do Infinito, memorial pertencente a Estância da Poesia Crioula no parque. Por tal dedicação foi condecorado como Membro Honorário da Academia Xucra do Rio Grande. O flagrante acima foi colhido por mim, no local, no aniversário da Estância, no mês de junho de 2016.
 
Ainda não sabemos a causa da morte nem aonde acontecerão as encomendações, mas assim que tivermos notícias, colocaremos aos nossos leitores.
 
Vai com Deus, amigo velho.

O velório será hoje, terça-feira, a partir das 10 hs, no Cemitério São Miguel e Almas, Capela K, e o enterro acontecerá as 18 hs.