RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

UMA BRASA QUE, AO SOPRAR, SE AVULTA.


 
Tirando uma vasa para entender melhor sobre
A BATALHA DOS PORONGOS
 
Ando meio recluso, refugando convites, nestas comemorações do mês farroupilha. Uma palestra aqui, uma ida no Acampamento ali... No mais vou ficando pelas casas. Mas não de valde. Tirei meu tempo para ler uns livros sobre um assunto que me interessa por demais. A Batalha dos Porongos, um episódio nebuloso que ainda hoje é debatido. Como quero me posicionar, devo esmiuçar o assunto.
 
Os livros que estou lendo são Lanceiros Negros, de Geraldo Hasse e Guilherme Kolling, e Porongos: Fatos e Fábulas, de Cesar Pires Machado. Devo confessar que estou gostando muito pois nenhum traz a passionalidade da obra Negros na Revolução Farroupilha, de Moacyr Flores, por exemplo, um crítico contumaz da Revolução.
 
Ontem a noite, nas comemorações dos 11 anos do Piquete Fraternidade Gaúcha, lá no Acampamento Farroupilha, o assunto veio a baila e os ânimos se exaltaram novamente, mas tudo dentro da normalidade de Homens de Bons Costumes.
 
Assim que terminar minhas leituras vou fazer uma matéria sobre o assunto. Uma coisa, porém, eu adianto: Existe muitas tendências do que tenha ocorrido. Poucas ou quase nenhuma verdade definitiva, o que dá vasa para todo o posicionamento. Para cada ponto há um contraponto.
 
Mas que a matéria é instigante, há, isto é...