RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Realmente, o assunto Baiano Candinho despertou grande interesse em nossos leitores. Olhem só a verdadeira relíquia que nos chega através do meu amigo e parceiro de cavalgadas Marco Aurélio Angeli, carinhosamente cohecido como Zoreia, um dos homens mais campeiros deste Rio Grande. O flagrante é um retrato, talvez único, onde aparece Baiano Candinho (o penúltimo sentado a direita). Tal chapa, segundo a saudosa avó do Marco Aurélio, foi por ocasião de uma eleição. O que podemos concluir, é que estas pessoas (reparem as vestimentas) faziam parte do famoso Esquadrão Josaphat durante a Revolução Federalista aonde Candinho era o grande líder na região de Três Forquilhas. Tal foto faz parte do acervo do Marco Aurélio.

COMEÇANDO A LIDA BLOGUEIRA COM:

sábado, 10 de setembro de 2016

REPONTANDO DATAS / BATALHA DO SEIVAL


No dia 10 de setembro, do ano de 1836, portanto a exatos 180 anos, trava-se nos Campos dos Menezes, Bagé, a Batalha do Seival onde as tropas farroupilhas de Antônio de Souza Neto derrotam as legalistas de João da Silva Tavares. Nesse Local, na margem esquerda do Arroio Seival, ao norte da BR-293, o MTG mandou erguer um Marco Histórico.


A Batalha do Seival teve uma importância muito maior pelo desfecho que acabou gerando do que de fato por ter sido uma vitória tão expressiva e estrategicamente vantajosa, ela aconteceu próxima ao Arroio do Seival, entre os beligerantes, a tropa imperial que era comandada por João da Silva Tavares, vinha do Uruguai em direção a Rio Grande, e ao passar pelos arredores de Bagé o comandante decidiu atacar a tropa farroupilha que era comandada por Antônio de Souza Netto, e no dia 10 de setembro de 1836, ocorreu à batalha do Seival, onde apesar dos caramurus contarem com um contingente de 560 soldados contra 430 soldados republicanos, os farroupilhas se superaram e acabaram destroçando a tropa imperial, que perdeu 180 soldados mortos, 60 feridos e 116 presos, e do lado farroupilha as baixas foram mínimas. Em face desta vitória, no dia seguinte foi proclamada a República Riograndense.