RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

sábado, 3 de setembro de 2016

POESIA EM ALTA, EM SETEMBRO.


 
Setembro, o mês dos gaúchos, propicia o culto aos nossos costumes em todas as searas, de uma simples roda de mate num galpão esquecido do Rio Grande aos grandes encontros de acampamentos, desfiles e festividades pelos Centros de Tradições. Na poesia, com seus diversos concursos, declamadores, amadrinhadores, não poderia ser diferente. A arte telúrica e atávica abre suas asas e, tal qual um Condor nos Andes, paira sobre nosso Estado e, até mesmo, fora dele. É o caso da grande intérprete Liliana Cardoso que, no dia de hoje, emprestará um pouco de seu talento lá para as bandas de São José dos campos, São Paulo, mais precisamente no CTG Saudades da Querência (foto acima).
 
Outro grande declamador do Estado, que recentemente venceu a Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula, Pedro Júnior Lemos da Fontoura, cumpre extensa agenda (foto abaixo). E assim diversos vates vão recitando seus versos nos ranchos de costaneiras ou nas Casas Grandes desta querência gaúcha.
 
Em seguidita, assim que terminar as comemorações farroupilhas (dia 24 de setembro), já teremos, na cidade de Osório, o ícone dos festivais poéticos desta Província de São Pedro, ou seja, a Sesmaria da Poesia Crioula.  
 
É a poesia em sua essência marcando terreno e preservando a nossa história através do verso.