RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

AS GINCANAS CULTURAIS


Se me perguntarem qual a atividade mais importante dentro das comemorações da Revolução / Guerra dos Farrapos, eu diria, sem sombra de dúvidas, que são as gincanas culturais que envolvam a comunidade escolar.
 
Tudo é muito bonito. Desfiles de cavalarianos, desfiles temáticos, acampamentos, bailes, shows, acendimentos de chamas, cavalgadas, rondas crioulas, concursos de danças, gastronomia... mas nada se compara com uma gincana cultural bem organizada, com tarefas inteligentes que busquem levar o conhecimento através da diversão e arte de seus participantes.
 
Sei que diversos municípios do interior do Estado, como São Francisco de Paula, organizaram gincanas culturais. É uma forma envolvente, alegre, educadora, de participar sem gastar mundos e fundos.
 
Abaixo, descrevemos um resenha do que foi a gincana cultural de Caxias do Sul, que teve a participação, na organização, de meus amigos da Rádio Clarim Farrapo.      


Marcio Gomes, da Rádio Clarim Farrapo, o representante da Escola Santa Corona
e o Prefeito de Caxias do Sul Alceu Barbosa Velho

Gincana Cultural de Caxias do Sul, uma das maiores e mais bem organizadas do Estado.
 
A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SMED), informa que as quatro escolas participantes da Gincana Cultural da Semana Farroupilha, foram premiadas com as quatro primeiras colocações da competição. A E.M.E.F Santa Corona foi a grande campeã com 1830 pontos. O segundo lugar ficou com a E.M.E.F. Ângelo Francisco Guerra com 1820 pontos e para completar o pódio, a E.M.E.F. Professora Ester Justina Troian Benvenutti fez 1780 pontos e ficou com o terceiro lugar. A E.M.E.F. Dolaimes Stédile Angeli – CAIC ficou com o quarto lugar com 1765 pontos. A gincana era voltada às turmas dos 4º e 5º anos. A premiação ocorreu nesta terça-feira, feriado de Vinte de Setembro, antes do Desfile Farroupilha, na rua Plácido de Castro.
 
As tarefas iniciaram há duas semanas com a criação do grito de guerra, do slogan sobre a importância da realização da Semana Farroupilha, bem como a exposição de objetos tradicionalistas que foram executadas nas escolas. Na tarde da última quinta-feira (15/09), nos Pavilhões da Festa da Uva, as turmas precisaram apresentar uma estátua viva com os principais personagens do Estado, a exemplo de Giuseppe Garibaldi, Bento Gonçalves da Silva, David Canabarro, Anita Garibaldi; além de realizar apresentações artísticas e culturais como danças gaúchas; exibir um vestido de prenda confeccionado com material reciclado e brinquedos folclóricos, como peão, chocalho, cavalinho de pau, peteca.
 
A diretora da Escola Santa Corona, Elione Subtil Santi, comemorou o resultado. “Os alunos e os professores estavam muito motivados para a gincana, a organização foi exemplar e todos se uniram para conseguir o resultado. A felicidade está tomando conta da escola inteira,” disse.
 
A gincana teve o objetivo de enfocar a construção das relações entre o tradicionalismo como movimento cultural organizado no Rio Grande do Sul e as escolas como instituições educacionais, resgatando o cunho histórico da Semana Farroupilha. Ela foi promovida pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos dos Vinhedos, Querência da Poesia Xucra e Rádio Web Clarim Farrapo, com o apoio da SMED, 4ª CRE e 25ª Região Tradicionalista.