RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

UM ELOGIO A SER FEITO



No Acampamento passado fizemos essa brincadeira: Ache o Jayme
Só aparecia a copa de seu chapéu
 
Na verdade não sei nem a quem dirigir este elogio, se a SMAM, Secretaria Municipal de Cultura.., enfim, os autores da obra sintam-se elogiados.
 
Falamos da revitalização da estátua do pajador Jayme Caetano Braun, escultura do artista Vinícius Ribeiro, no ACAMPAMENTO FARROUPILHA, outrora no ostracismo, servindo para amarrar barracas, completamente deteriorada e abandonada.
 
Por diversas vezes nos manifestamos sobre o tema e até tentamos, com o Secretário responsável, a transferência do Monumento para uma área mais visível do parque ou mesmo para o espaço da Estância da Poesia Crioula, cercado, arborizado, entidade que Jayme foi Presidente.
 
Sob a alegação de que o memorial estava posicionado embaixo de uma timbaúva (árvore), local que empresta o nome onde Jayme Caetano Braun nasceu, nunca tiraram ela dali.
 
Contudo, agora, com as devidas arrumações, o local está bonito e arejado, com uma calçada ao largo e sete bancos com a inscrição das Reduções Missioneiras em cada um.
 
Parabéns! É assim que deve agir o poder público em relação às suas praças, saúde, segurança, educação.... Além da preservação da memória de quem muito fez por nossa cultura. Nota dez!
 
No Acampamento deste ano uma calçada com sete bancos,
com o nome de cada redução missioneira, foi construída.