RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

quarta-feira, 20 de julho de 2016

ATÉ QUE UM DIA!


MONUMENTO EM NOVO ENDEREÇO


Está marcada para as 11 h de hoje o início da operação de transferência do monumento Gaúcho Oriental do local onde se encontra hoje, nas proximidades do Viaduto João Pessoa, para o eixo monumental do Parque Farroupilha, junto ao chafariz. A ideia é valorizar e proteger a bela estátua recentemente pelo projeto CONSTRUÇÃO CULTURAL - RESGATE DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, que promoveu a revitalização de 32 monumentos e marcos históricos da Redenção em dois anos. Presente da comunidade uruguaia, o monumento foi inaugurado em dezembro de 1935, como homenagem à comemoração do Centenário Farroupilha. Ao retratar o gaúcho de forma descontraída, o artista uruguaio Frederico escalada (1888 - 1960) usou o chiripa em vez da bombacha, a vestimenta mais conhecida do homem do Sul, e se incluiu na escultura de uma maneira peculiar: colocou a letra "E", a primeira de seu sobrenome, na fivela do tirador. Confeccionada em tamanho real e fundida em bronze, com aproximadamente sete toneladas, a estátua será erguida e transportada por um caminhão por meio de cintas, circulando por locais autorizados dentro do parque até o novo endereço. Segundo o engenheiro Zalmir Chwartzmann, coordenador de projeto, a mudança de local, além de aumentar a visibilidade da obra, minimiza os riscos de roubos e vandalismo. Tomara, né?
 
Por: Roger Lerina / Jornalista / ZH
 
 
A SEGUIR UMA POSTAGEM QUE FIZEMOS
EM ABRIL DE 2010
 
 

sábado, 10 de abril de 2010


MONUMENTOS

UM GAÚCHO ESQUECIDO


Foto Léo Ribeiro

Este monumento presenteado a cidade de Porto Alegre pelo governo uruguaio, é um dos mais belos que conheço. Ao nível do nosso Laçador.

Sua pose é de quem, depois da lida, bombeia os campos longínquos...

Contudo, para variar um pouco em relação aos monumentos de Porto Alegre, está jogado as traças, ou melhor, aos vândalos.

Notem sua mão direita. Simplesmente arrancaram (e faz mais de ano que está assim). Suas esporas também já não retumbam mais. Está em silêncio, assim como as autoridades responsáveis.

O lindo monumento está localizado no Parque da Redenção num local que ninguém vê. Entre arbustos, quase embaixo de um viaduto.

Há tempos viemos lutando pela remoção da estátua para um local onde todos tenham acesso, com iluminação, com visibilidade.

Na Semana Farroupilha de 2009, inclusive, o Piquete Fraternidade Gaúcha fez um almoço aos Vereadores e Secretários municipais de Porto Alegre. Junto a este almoço, alcançamos um projeto para a citada remoção. Dificuldades daqui, burocracias dali e o nosso gaúcho continua no mesmo local, impávido e...esquecido!
 
 
Nota do Blog, hoje, dia 20 de julho de 2016: CHEGA AO FIM UMA LUTA, mas continuamos a peleia em relação a Estátua de Jayme Caetano Braun no Parque da Harmonia.