RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

sexta-feira, 10 de junho de 2016

RESPOSTA DO "JOGO DOS ERROS"


Muito obrigado às dezenas de amigos leitores que nos escreveram opinando o que estaria de errado na foto do ginete. A grande maioria falava sobre o laço apresilhado no lado errado. Na verdade a brincadeira contém um "pega ratão" (ver na resposta abaixo da foto).
 
Separamos três respostas mais completas e, embora nenhum dos leitores tenha acertado exatamente, vamos mandar o livro prometido - mandem o endereço para o mesmo e-mail - e muito obrigado pela participação na brincadeira.   
 
 
Buenas Léo!
 
Legal essa iniciativa do Jogo dos Erros. Tenho certeza que fará sucesso.
 
Na foto de hoje, pra mim, o equívoco está na colocação do laço nos arreios, pois na eventual necessidade de usá-lo, o campeiro terá dificuldade em formar a armada, especialmente se o laçador for destro.
 
O laço está encolhido pra destro, mas posto nos arreios no lado inverso. 
 
Grande abraço!
 
André T. Pereira.
 
__________________________________________________
 
Vou me arriscar!
 

Me chamou a atenção essas franjas que não sei se são do tirador, ou o quê. A calça não parece bombacha, o cabresto parece não estar preso na peiteira. Aprendi também que o ideal é firmar a ponta do pé no estribo, não o meio. Se o vivente da foto é canhoto, tudo bem colocar o laço da lado esquerdo e segurar a rédea com a mão direita.
 
Mas o que me salta aos olhos é a falta de lenço no pescoço do vivente.

 
TFA,

 
Guilherme Gonçalves.
 
__________________________________________________

 
Amigo Leo Ribeiro, não sou um homem campeiro, mas acredito que o "erro" esteja no andar do cavalo, onde o apoio das patas traseiras não estão alinhados com a pata dianteira, sendo que a mão direita está levantada e as patas chapadas ao solo... acredito que seja isto!!!!
Mas que charada buena kkkk!!!

Abraço, Ivonir G. Leher, São Gabriel, "das carretas"!!!!!
 


(Nota: cremos que a mão do animal que está levantada é a esquerda, amigo Ivonir)
 


A foto acima é muito bonita e representativa, porém contém uma incoerência, qual seja:
O LAÇO OU O TIRADOR ESTÁ POSICIONADO DE MANEIRA INCORRETA.
 
Explicamos. O laço está apresilhado no lado esquerdo do cavalo, próprio para um laçador canhoto, enquanto que o tirador (proteção de couro contra as queimaduras do laço em lides de mangueira) está posicionado adequadamente para um laçador destro.