RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

sábado, 25 de junho de 2016

OS DEPARTAMENTOS TRADICIONALISTAS


Sou de opinião de que toda empresa ou sociedade de médio para grande porte, do Rio Grande do Sul, deveria ter seu Departamento Tradicionalista. Sei que isto não é fácil pois a cultura gaúcha não é o foco destas instituições, sejam elas quais forem, porém, tradicionalismo não se faz somente em Centros de Tradições e, pelo certo, não deveria fortalecer-se somente no mês de setembro de cada ano. 
 
Em 2005 resolvemos levar a cabo e oficializar um Departamento Tradicionalista dentro da maçonaria, mais especificamente do Grande Oriente do Rio Grande o Sul. Muitos Irmãos voltados para a cultura gaúcha, muitos artistas, poetas, escritores, cavalarianos, mas faltava algo centralizado, organizado, responsável pela aglutinação destes maçons. 
 
Hoje o Piquete Fraternidade Gaúcha é uma realidade positiva e serve de exemplos a diversos outros grupos que se formam, agora, dentro das próprias Lojas. 
 
A cada solenidade de suma importância lá estamos nós, presentes como guardas de honra ou como organizadores dos eventos, como acontece com as Sessões Magnas Comemorativas a Revolução Farroupilha ou promovendo e coordenando um dos maiores festivais de poesia do Estado, a Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula. 
 
As dificuldades em promover o tradicionalismo dentro de um grupo voltado para outra temática são muitas. No início, pelo entusiasmo, tudo parece fluir, mas com o passar do tempo e o andar da carroça, vê-se que os abnegados, os que pegam parelho, não são tantos assim. Mas, como diria aquele militante que não se entrega, a luta continua!

E hoje a tarde, fruto desta determinação, o Fraternidade Gaúcha vai ser homenageado por seu trabalho em prol do tradicionalismo pela Estância da Poesia Crioula, em seu 60º Rodeio de Poetas no Teatro do Pão dos Pobres, aqui na Capital.  

 
Integrantes do Grupo Tradicionalista Fraternidade Gaúcha, um Departamento do Ministério da Cultura do GORGS, presentes, ontem pela manhã, na posse do Grão-Mestre, Tadeu Pedro Drago, no Templo Nobre Caldas Junior.