RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

sábado, 7 de maio de 2016

UM TRABALHO DE FUNDAMENTO



Nesta quarta-feira próxima passada estivemos gravando o programa Do Litoral a Fronteira, comandado pelo meu amigo Jairo Reis e que irá ao ar neste domingo, pela Band FM 94.9 e AM 640 ou pelo www.band.com.br/rs  
 
Como convidado especial estava o músico e cantor gabrielense André Teixeira que, por muitos anos, fez parte do grupo de César Oliveira e Rogério Melo e agora lança seu primeiro trabalho solo.
 
Junto com seu grupo de qualificados músicos André Teixeira deu um verdadeiro show ao vivo. Que obra bonita e importante para a musicalidade rio-grandense. Repertório de primeira, artistas de qualidade. Quem tiver oportunidade que adquira este excelente CD pois estará levando para seu rancho um atestado de que a música terrunha pode andejar do introspectivo ao fandangueiro sem perder a qualidade, desde que esteja nas mãos de uma gurizada competente como esta. 
 
Parabéns e sucesso.  


Por: André Teixeira

Desde o início da minha trajetória musical tive o grande incentivo dos meus pais. Comecei a tocar violão e cantar aos 11 anos de idade. Ao decorrer do tempo conheci pessoas que até hoje me dão grande apoio e incentivo. Entre elas o Rogério Melo. Foi meu professor e desde cedo me aconselhava, com a experiência que já tinha. Dancei na Invernada Artística do CTG Tarumã de São Gabriel e representava essa entidade tradicionalista concorrendo nas modalidades de violão e de intérprete em rodeios e festivais amadores. Posteriormente segui cantando em grupos vocais de CTG’s. Com o passar do tempo fui criando o hábito de compor e tive a oportunidade de apresentar minhas composições nos festivais nativistas.
 
Todas as canções que estão no repertório do CD “Coração de Campo” participaram de festivais, a maioria foi premiada e algumas delas já foram gravadas por outros intérpretes e conjuntos. As melodias são todas de minha autoria, com letras de poetas como Gaspar Machado, Edilberto Teixeira, Rogério Villagran, André Oliveira, Xirú Antunes e Lisandro Amaral. Também compus os arranjos, alguns deles em parceria; e assino a produção e direção musical do disco, que conta com a participação especial de César Oliveira & Rogério Melo cantando comigo a polca “Por ser gaúcho o meu canto”. Entre os músicos convidados, nomes como, Luciano Maia, Edilberto Bérgamo e João Marcos “Negrinho” Martins. Instrumentos tradicionalmente usados como violão e gaita, em algumas faixas se mesclam com a sonoridade do bandoneon, do violino e da harpa.
 
Da minha parte, tenho grande expectativa neste CD que será lançado pela Gravadora Acit, pois sempre trabalhei amadurecendo as idéias, compondo, tocando e cantando com o intuito de apresentar um trabalho sólido neste primeiro registro. Foi um disco feito com carinho e respeito às nossas raízes. Espero que tenha ficado do agrado de todos aqueles que apreciam a música crioula do Rio Grande do Sul.