RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

sábado, 9 de abril de 2016

SAUDADES DO BEREGA


 
Num dia 09 de abril, do ano de 2012, morria em Uruguaiana o grande artista plástico Luiz Alberto Pont Beheregaray, conhecido internacionalmente como Berega.  É chover no molhado falar sobre a historicidade e o valor imensurável que Berega adicionou, através de sua arte, à cultura gaúcha. As "Folhinhas da Ipiranga", calendário que ele confeccionava todos os anos para esta empresa eram disputadas a tapa. Hoje, os colecionadores andam farejando como perdigueiros estas maravilhas.
 
Pois eu vivo agradecendo ao amigo Rui Gressler que me presenteou com uma vasta coleção destes calendários. Chegávamos de uma cavalgada na cidade de Tramandaí quando o Rui, pessoa sensacional que eu nunca tinha visto antes, estava lá, me aguardando para ofertar este regalo que guardo com o maior carinho. Estou emoldurando todas as gravuras, mês a mês, para montar um painel no meu galpão Aconchego dos Gaudérios, lá por São Chico de Paula. 
 
Fica a nossa lembrança ao saudoso Berega nesta sequência datada de 1972 e, mais uma vez mil gracias, meu mano velho Rui Gressler.