RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

sexta-feira, 8 de abril de 2016

MÃE CRIOULA


MAIS UMA GRANDE OBRA DO ESCULTOR
VINÍCIUS RIBEIRO 
 
 Família Oliveira Dutra inaugura escultura
em homenagem à “Mãe Crioula” em sua propriedade
 

‘Mãe Crioula’ é o nome dado à escultura do artista são-luizense Vinicius Ribeiro inaugurada no entardecer de terça-feira, na residência da família Oliveira Dutra. Amigos e familiares prestigiaram a solenidade, que foi marcada pela emoção e momentos de arte, com várias manifestações nas áreas da música e da poesia.

 A obra, feita em concreto armado, exigiu cinco meses de trabalho e retrata a figura de uma mulher operando em um pilão, enquanto duas crianças brincam no chão. Para produzir a escultura, Vinicius Ribeiro se inspirou em imagens de uma época não muito distante, quando as mulheres beneficiavam no pilão os grãos com que alimentavam seus filhos.

 Samuel Oliveira Dutra, em nome da família, fez a saudação inicial de agradecimento aos familiares, vizinhos e amigos, que se fizeram presentes para compartilhar daquele momento especial.

 O autor da obra, Vinicius Ribeiro, em sua manifestação, destacou as características da escultura, que teve o objetivo de interpretar a homenagem da família Oliveira Dutra à figura da “Mãe Crioula”, personagem e protagonista da história gaúcha. Também agradeceu a confiança que lhe foi depositada pela família Oliveira Dutra para ser o realizador da obra.

 O promotor de justiça aposentado e vice-presidente do Instituto Histórico do Rio Grande do Sul, Fausto José Leitão Domingues, associou-se às homenagens à ‘Mãe Crioula’, em bonita manifestação, concluída com a declamação de poesia de Jayme Caetano Braun, intitulada “Mãe Crioula”.

O poeta Orci Machado expressou-se de improviso, com versos bem construídos, para salientar o significado daquele ato, cujo sentido maior é não permitir o esquecimento de personagens que foram notáveis no cotidiano gaúcho, como é o caso da ‘Mãe Crioula’, que exerceu papel fundamental e insubstituível na formação das famílias deste Estado, em seus primórdios, tempos de muitas lutas e de exigências contínuas de superação.

 Marlene Elisabete Dutra Barreto revelou visível emoção ao dividir com os amigos e familiares lembranças de sua mãe Amélia de Oliveira Dutra e do seu tempo de criança, quando a viu muitas vezes trabalhando em um pilão, beneficiando alimentos para o consumo da família.

 Convidados pela família Oliveira Dutra, fizeram manifestações o ex-secretário do Meio Ambiente de Porto Alegre, Caio Lustosa, o advogado Flávio José Bettanin e sua esposa Mariazinha Bettanin, o presidente do PT de São Luiz Gonzaga, Jarcedi Jacques Terra, a presidente da Casa do Poeta, Vânia Coimbra, o advogado Nei Gioda Malgarin, a vereadora Eni Araújo Malgarim, a repórter Juliana Sott e o vereador Enderson Rocha de Morais.

 Nas manifestações, os oradores ressaltaram que a obra de Vinicius Ribeiro retratava a figura de Amélia de Oliveira Dutra, mulher de personalidade forte e que mesmo com as adversidades próprias de uma vida modesta, soube dar aos seus cinco filhos, educação e respeito pela natureza, mas principalmente o verdadeiro significado de um cotidiano em que se fazem presentes valores como a fraternidade e a simplicidade.

 O ex-governador Olívio Dutra ressaltou em seu pronunciamento que a obra de Vinicius Ribeiro é um presente para a comunidade são-luizense, pois foi feita com emoção e sensibilidade e o resultado não poderia ser outro, o muito obrigado e os aplausos de todos os integrantes da Família Oliveira Dutra, diante de escultura tão reveladora de uma personagem marcante da história gaúcha. Prestigiaram o ato, além dos amigos e familiares, o músico missioneiro Pedro Ortaça e seu filho Alberto Ortaça e a presidente do Centro de Criatividade Sélia Sasso de Morais, Celene Terra, secretária do PT e o vice-presidente José Alberto Biegelmeier.

 O ex-prefeito de São Luiz Gonzaga, Alseu da Silva Braga, convidado para o ato, não pode se fazer presente mas enviou mensagem de cumprimentos e felicitações à Família Oliveira Dutra pela feliz iniciativa e presenteou com uma torta, para ser compartilhada com os presentes na cerimônia de inauguração da escultura.