RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quinta-feira, 3 de março de 2016

LARGO VALTER VIEIRA RIBEIRO


Vereador Pe. Wilson Lill, terceiro da esquerda para a direita
e familiares de Valter Vieira Ribeiro

Aprovado ontem (dia 02/03) à tarde o PL que denomina Largo Valter Viera Ribeiro, por unanimidade dos vereadores
 
Crédito das fotos: Diego Romani  
Colaboração: Hilton Araldi
 
Aprovado Projeto de Lei que homenageia ícone tradicionalista da cidade de Passo Fundo

Foi aprovado por unanimidade pela Câmara de vereadores, na sessão plenária de quarta-feira (02/03), o projeto de lei nº 063/2015 de autoria do vereador Wilson Lill (PSB), que denomina de Largo Valter Vieira Ribeiro o espaço lateral à Avenida Brasil anterior ao Trevo de acesso a Carazinho. 
 
Valter Vieira Ribeiro (in memorian), falecido em 26/02/2014, exerceu a profissão de barbeiro por mais de 60 anos em Passo Fundo, mas foi no tradicionalismo que deixou seu grande legado: foi patrão do CTG Getúlio Vargas por três gestões, e fundador do CTG Tropel de Caudilhos. Autêntico declamador, premiadíssimo campeão de rodeios em declamação, entre os quais destacam-se: Rodeio Internacional de Vacaria, onde foi Bi-Campeão , Campeão do Rodeio Internacional de Passo Fundo, Destaque Especial do Fegart.
 
Também como declamador foi premiado nos seguintes festivais de poesias inéditas: 3º Festival Poético da Brigada Militar, no Clube Farrapos em Porto Alegre – 1º Lugar; Sesmaria da Poesia Gaúcha 6º Quadra em Osório – 1º Lugar; 
 
A sessão contou com a presença de familiares e representantes do tradicionalismo de Passo Fundo: “Vamos partir todo ano em cavalgada a partir do largo até o CTG Tropel de Caudilhos, em memória a este grande tradicionalista” afirmou o tradicionalista Orlei Caramés. “É uma forma de manter ele sempre vivo e um espaço para declamarmos suas poesias” completou a filha Anajara Ribeiro. 
 
Já o vereador proponente Wilson Lill (PSB) definiu: “o projeto é da Confraria do Verso Crioulo de Passo Fundo que guardou luto de 1 ano pelo seu falecimento, é do MTG, é  da Família, nós apenas tivemos o privilégio de poder apresentá-lo”.
 
O projeto segue agora para a sanção do Prefeito Municipal. 
 
 
Valter Vieira Ribeiro