RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

REPONTANDO DATAS / 22 FEV


Num dia 22 de fevereiro, do ano de 1959, morria de câncer Aureliano de Figueiredo Pinto. Nasceu em Júlio de Castilhos em 1° de agosto de 1898. Além de poeta foi médico, jornalista, historiador e escritor.

Descendente de Figueiredo Paz e Pinto, era filho de Domingos José Pinto e Marfiza de Figueiredo. Iniciou seus estudos no Ginásio Santa Maria, terminando no Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre.

Fez os dois primeiros anos de medicina no Rio de Janeiro, mas formou-se na Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1931. Tomou parte ativa na Revolução de 1930, acompanhando como capitão-médico o primeiro piquete a entrar em Itararé. Casou com Zilá Lopes, com quem teve três filhos. Formado estabeleceu-se em Santiago do Boqueirão, onde residiu pelo resto da vida. É considerado um dos maiores poetas do Rio Grande e seus livros são referências na arte poética sulina.
 
Estátua de Aureliano de Figueiredo Pinto em Santiago

Também num dia 22 de fevereiro, do ano de 1845, David Canabarro promove uma reunião do Conselho dos Generais Farroupilhas, em Ponche Verde, Dom Pedrito, para tratar do prosseguimento ou não da Guerra dos Farrapos.

No mesmo dia 22 de fevereiro, do ano de 1904, nascia em Quarai o grande Poeta Juca Ruivo e neste dia, no ano de 1983, morria, em Porto Alegre, o também poeta Pery de Castro, fundador e Presidente da Estância da Poesia Crioula.