RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

MAS QUE TRABALHO A CAPRICHO


Recebi este belo presente intitulado Alma de Campo, diferenciado de dezenas de agendas que circulam por aí. A iniciativa é da brilhante fotógrafa Marione Fernandes que viu no calendário, no dia a dia de milhares de pessoas, uma forma de expressar sua veia artística.
 
 
Ligada às coisas do campo, Marione Fernandes reculutou alguns nomes do verso gaúcho que emprestaram seu talento a esta amiga. A coisa era simples. Marione mandava uma foto de sua marca e  nós (eu também) colocáva-mos um verso campeiro em cima de cada imagem. 
 
Com tantas fotos e tantas poesias foram montadas duas agendas, uma masculina e outra feminina. Eu pedi de regalo a feminina para presentear minha prenda e porque é nesta que, convidado, escrevi meu poema junto a uma significativa foto (ver abaixo) já representando o mês de janeiro. Por coincidência, é o mês de meu aniversário, pois sou um aquariano da gema. 
 
Meu verso foi este:
 
 
O ventre traz esperança,
recomeço, luz e vida,
contraponto da partida,
lua nova de bonanças.
É o carinho, a confiança
que tudo não foi em vão.
Que os pastiçais do meu chão
se dobrem, ressoem hinos,
pra esta menina, ou menino,
herdeiros da tradição. 
 
Neste aparte feminino que conta com o apoio da Cabanha Querência Azul, teve como compositores os seguintes nomes da arte de fazer versos gauchescos:
 
Claudio José Martins, Gujo Teixeira, José Claro, José Eduardo Marques, Léo Ribeiro de Souza, Lisandro Amaral, Maria Luiza Benitez, Mauro Moraes, Odilon Ramos, Raul Bittencourt, Régis Pedroso e Rogério Villagran.
 
Parabéns, Marione Fernandes por esta relíquia em forma de agenda. Nem que perca meus compromissos em 2016 não vou rabiscar tal preciosidade.