RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

O TRADICIONALISMO


NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS DE CANOAS




Via blog Chasque Pampeano

Câmara aprova a inclusão da Cultura Tradicionalista na grade curricular das escolas municipais

Os vereadores aprovaram na sessão de terça-feira (15) a inserção da disciplina de Cultura Tradicionalista na grade curricular das escolas da rede municipal de Canoas. O conteúdo deverá ser estabelecido com base nas diretrizes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). O autor da proposta (PL 50/2015) é o vereador José Carlos Patricio (PSD).

Para o parlamentar, a inserção da disciplina de Cultura Tradicionalista pode provocar inúmeras mudanças positivas no comportamento dos alunos canoenses. "O tradicionalismo, além de fatos passados e históricos importantíssimos, é também a construção de um futuro glorioso, embasado no que de mais belo nosso Rio Grande do Sul possui, as nossas tradições", destaca Patricio. As escolas deverão trabalhar a história, a arte, a poesia, a música, o folclore, os hábitos e costumes e noções sobre turismo rural, bem como oferecer cursos acessíveis aos professores para que estejam capacitados a lecionar a matéria.

(Carina Jung/Jornalista)

PROJETO:

A Sua Excelência o Senhor Vereador
PAULO ROBERTO RITTER
Presidente da Câmara Municipal de Canoas,,

PROJETO DE LEI - LEGISLATIVO Nº 0050/2015 , DE 06/10/2015

Senhor Presidente,

O Vereador JOSÉ CARLOS PATRICIO Líder da Bancada do Partido PSD, no uso de suas atribuições, vem, na forma regimental, apresentar o seguinte PROJETO DE LEI - LEGISLATIVO:

"Dispõe sobre a inclusão, na gradecurricular das Escolas Municipais deCanoas, a disciplina de Cultura Tradicionalista.".

JUSTIFICATIVA

A inserção da disciplina de Cultura Tradicionalista pode provocar inúmeras mudanças positivas no comportamento dos jovens alunos canoenses, pois estimularia nestes a prática pelo cultivo da cultura de nosso estado, um sentimento belo e honroso, como o carinho e a admiração por nossa terra.

Pois é comprovado, que o tradicionalismo além de fatos passados e históricos importantíssimos, é também a construção de um futuro glorioso, embasado no que de mais belo nosso Rio Grande do Sul possui, nossas tradições.

Enfatizando, que o Tradicionalismo se baseia no Folclore, na Sociologia, na Arte, na Literatura, no Esporte, na Recreação entre diversos outros embasamentos, que servem de intermédio para que seja possível alcançar os fins tradicionalistas.

Promovendo tal disciplina nas escolas municipais tais jovens seguirão os passos da tradição, e seguirão os passos movidos pelo impulso que a educação lhes ministrar, uma vez que tendo tal ensino como matéria escolar a criança e adolescente terá seus hábitos, valores e reações emocionais diferenciados, carregados da cultura rio-grandense.

Vereador
JOSÉ CARLOS PATRICIO
Líder da Bancada do PSD.

Nota do Blog:

Meu amigo Paulo Roberto Rossal Guimarães, proprietário do blog Chasque Pampeano, enviou, através de e-mail, cópia do projeto aprovado em Canoas a todos os vereadores de Porto Alegre como forma de "inspiração" aos nossos legisladores da capital.

Acredito que TODAS as Câmaras Municipais do Estado que ainda não aderiram a projeto semelhante deveriam seguir tal exemplo.