RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

ATAQUEM NA CANCELA


ANTES QUE A MEDALHA VÁ PARA O BREJO

Presidente da Bolívia, Evo Morales, 
na foto divulgando a fonte de renda de seu País, o narcotráfico, 
vai receber a Medalha do Mérito Farroupilha. 

Após a banalização da Medalha do Mérito Farroupilha, maior honraria  concedida pelo Estado, onde, somente no ano passado mais de 700 medalhas foram concedidas (teve deputada que distribuiu 21 condecorações aos seus familiares) prejudicando a imagem de quem realmente a fez por merecer (e com os quais nos congratulamos), agora o criativo deputado Edegar Pretto, do PT, teve a iniciativa de brindar alguém não identificado com o nosso Estado e que nunca fez nada pelo Rio Grande do Sul.

O eminente parlamentar optou por homenagear o Presidente da Bolívia Evo Morales, um indivíduo fanfarrão, arrogante e que, no mês de agosto, ameaçou, inclusive, de invadir o Brasil com seu exército caso alguém tente destituir a Presidente Dilma Rousseff. Não estamos entrando no mérito político do impichmam e nem na inclinação revolucionária de Morales (poderia ser o Obama) mas sim na petulância deste senhor que não consegue administrar a miséria de seu País, se propõe a invadir o nosso e ainda vai ser homenageado pelos gaúchos. Vejam o que disse:        

“Não vamos permitir golpes de Estado no Brasil e nem na América Latina. Vamos defender as democracias e se precisar vamos atacar com nossas forças armadas”, afirmou Morales em uma escola militar em Cochabamba (centro do país).
 
“Pessoalmente, nossa conduta irá defender Dilma (Rousseff), presidente do Brasil e o Partido dos Trabalhadores”, declarou Morales, dias após de opositores realizarem várias manifestações no Brasil exigindo a renúncia da presidente.

Pensamos que após toda àquela celeuma de 2014 sobre as medalhas a coisa tinha tomado rumo, mas não. Não há nada de ruim que não  possa ser piorado. 

E não podemos crucificar somente o nobre deputado que teve a brilhante iniciativa pois tal proposição foi aprovada pela Mesa Diretora da Casa.

Enquanto isso verdadeiros merecedores, gaúchos e gaúchas, que trabalham, que labutam, pessoas que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado, independente de classe política, não são lembrados.     

A todos que receberam com dignidade, com merecimento, a Medalha do Mérito Farroupilha, o nosso orgulho compartilhado e... as nossas desculpas pela parceria.