RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

CORREDOR DE CANTO E POESIA


 
O Corredor de Canto e Poesia é um evento promovido pela ACCN (Associação Corredor Cultural Nativista). Trata-se de uma oficina poética-musical-artística onde em uma das fazendas da serra catarinense cantores, poetas, artistas, contadores de causo, incentivadores, nativistas se reúnem durante um final de semana para confraternização e criação de obras inéditas.
 
Durante sua história já foram criadas mais de 500 obras entre poemas e músicas, algumas delas fazem parte dos CD´s dos artistas, participação em festivais pois foram lançadas pelos autores.  Participaram da história das edições do festival cerca de 300 artistas oriundos de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Brasília de várias cidades do Brasil.
 
O evento nasceu na Fazenda Ferradura (2002 a 2006) de propriedade de Benjamin Kuse de Faria o “TIO BEJA” passou para Fazenda Santo Antônio (2007 a 2011) da família ZAGO e atualmente está sendo realizada na Fazenda Lua Cheia (2012 a atual) da família de Aldo Martins na divisa entre os municípios de Lages e Capão Alto, este ano acontece nos dias 27,28 e 29 de novembro de 2015 reunindo cerca de 80 artistas no Corredor de Canto e Poesia - 14º Pouso.
 
Para participar do Corredor de Canto e Poesia é necessário ser convidados pela comissão organizadora ou indicado por um participante.
 
Dentre os participantes a comissão organizadora escolhe somente no primeiro dia do evento (sexta), três nomes para a comissão avaliadora, esta tem a primeira tarefa de definir um tema para a edição e avaliar as obras criadas que merecerem destaque para as menções honrosas. As menções honrosas são troféus do artista J.C Batista Escultor e são assim denominadas: 
 
Troféu “Cangalha” – poesia
Troféu “Arreata” – poesia
Troféu “Ligá” – poesia
Troféu “Fiador” – composição
Troféu “Sinuelo” – composição
Troféu “Ponteiro” – composição
Troféu “Bruaca” - pachola
Troféu “Estalo de Reio” - instrumentista
Troféu “Estouro de Tropa” - intérprete
Troféu “Fogo de Chão” - causo
Troféu “Madrinheiro” – homenageado
 
Os participantes de conhecimento do tema começam a produzir músicas, letras, melodias, arranjos que serão apresentados na segunda noite do evento. Todo ano nascem no “Corredor” cerca de 40 obras inéditas.
 
O Madrinheiro - homenageado
Desde do 3º Pouso o Corredor de Canto e Poesia vem homenageando grandes artistas do Sul que são referências para a arte regional e dividem sua experiência e saber com os participantes, é o chamado “Madrinheiro”. Sendo que nas suas edições há a alternância das homenagens entre artistas de Santa Catarina e de outros lugares do Brasil.
 
Já foram homenageados:
13º Pouso - Laélio Bianchinni - 2014 12º Pouso - Os Filhos do Rio Grande/ Agostinho Sá - 2013 11º Pouso - Luis Carlos Borges - 2012 10º Pouso - Xirú Antunes - 2011 10º Pouso - Benjamim Kuse de Faria - 2011 9º Pouso - Gilberto Monteiro - 2010 8º Pouso - Edson Arruda - 2009 8º Pouso - Alvino Vieira - 2009 7º Pouso - Lúcio Yanel - 2008 6º Pouso - Vicente Telles - 2007 5º Pouso - Colmar Duarte - 2006 4º Pouso - Célio Garcia - 2005 3º Pouso - Telmo de Lima Freitas – 2004
 
A homenagem acontece sempre na primeira noite do evento, antes do anúncio do tema do ano.
 
Este ano o homenageado será o cantor, compositor e artista Mauro Moraes um dos maiores artistas reconhecidos da música regional brasileira.
 
A comissão organizadora inova com a realização aberta de um show com o Madrinheiro, o evento acontecerá no dia 26/11/2015 (Quinta-feira), um dia antes de iniciar a oficina na fazenda.
 
MAURO MORAES apresentará o show ABRE CANCHA acompanhado por grandes artistas EVERSON MARÉ (cantor, compositor e guitarreiro), CARLOS MADRUGA (cantor, compositor e guitarreiro) e FABIANO TORRES (Gaita Botoneira).
 
O evento acontece no Bistrô Restaurante e Eventos na Via Gastronômica em Lages/SC.
 
Reservas limitadas de mesa 49 8822-9701 (Encarte Cultura) e ingressos limitados na Viola de Ouro (Centro).

Textos de Éder Goulart (Encarte Cultural).