RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

QUAIS OS CRITÉRIOS, POR FAVOR?


Valter Fraga Nunes, no Lanceiros da Zona Sul - Nota 10

Valter Fraga Nunes no Fraternidade Gaúcha - Nota 10

A chiadeira após as entregas dos prêmios aos Melhores Projetos do Acampamento Farroupilha, esta semana, foi geral, inclusive entre os próprios organizadores, o que pode mostrar uma certa desorganização.

Vejam bem estes paralelos entre a entidade que faço parte, Fraternidade Gaúcha (não filiado ao MTG), e o CTG Lanceiros da Zona Sul (filiado ao MTG).

TÍTULO DO PROJETO:

Fraternidade: Tropeirismo 
Lanceiros: Tropeirismo

PALESTRANTE:

Fraternidade: Valter Fraga Nunes
Lanceiros: Valter Fraga Nunes

NOTA DO AVALIADOR:

Fraternidade: Nota 10
Lanceiros: Nota 10

PREMIAÇÕES:

Fraternidade: Não recebeu premiação alguma
Lanceiros: 3° Lugar no cômputo geral (360 galpões)

Fiz alguns contatos com pessoas de dentro da 1ª Região Tradicionalista, da Acamparh e da Comissão dos Festejos Farroupilhas para saber quais os critérios utilizados na avaliação. Ninguém soube responder. Pior: alguns insinuaram que o melhor critério é ser vinculado a 1ª Região Tradicionalista.

Dizem que um tal de Clóvis (não seria Celso?) é o encarregado desta parte. Não consegui o telefone do "Clóvis". 

Então, para não deixar margens de dúvidas sobre apadrinhamentos (muitos fazem este paralelo) propomos que, para o ano que vem, os critérios de avaliação, se é que existem, sejam distribuídos a todos os acampados no momento da sua inscrição. Valem tantos pontos o mais bonito, o mais perfumado, o que distribui mais sorrisos, os filiados, enfim, qualquer que seja. Mas que seja.

Só não me venham, agora, com supérfluos tipo: O galpão deles estava mais bem decorado. Ambos, em matéria de tropeirismo, estavam mais lisos que sovacos de rengo.

* Em tempo I: Não falo em nome de minha entidade. Falo em meu nome.

* Em tempo II: Minha crítica não é dirigida ao CTG Lanceiros da Zona Sul, uma entidade de respeito dentro do tradicionalismo, mas é focada em quem coordena estas premiações.