RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

domingo, 20 de setembro de 2015

PROJETO INTERIORIZAÇÃO


Hoje, dia 20 de setembro, estamos chegando ao fim de mais uma Ronda Crioula com atividades em praticamente todas as cidades do Rio Grande do Sul. Mas tem um projeto do Ministério da Cultura e do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore que proporcionou a dezenas de cidades atividades comemorativas mais intensas. Vejam o que foi o Semana Farroupilha 2015 - Interiorização.

Governo repassa 900 mil para
interiorização da Semana Farroupilha

O governo do Estado do Rio Grande do Sul, através do Projeto Semana Farroupilha 2015 – Interiorização, da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, entidade subordinada a Secretaria de Estado da Cultura, repassa verba para 64 municípios, no valor total de 900 mil reais.  Estes municípios foram contemplados através dos 12 projetos aprovados, dentre os 36 que concorreram ao edital lançado pelo IGTF em agosto deste ano. A verba é proveniente de um convênio com a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, filiada ao Ministério da Cultura e governo federal, e tem por objetivo incentivar as atividades culturais da Semana Farroupilha no interior do Rio Grande do Sul. Cada projeto recebe 75 mil reais para custeio de suas atividades, devendo prestar contas ao IGTF que por sua vez encaminha ao Ministério da Cultura sua prestação de contas final.
 
Foram selecionados os projetos, 7ª Região Tradicionalista, CTG Estância da Serra, CTG Estância do Rio Pardo, 15ª Região Tradicionalista, Grupo Folclórico Calhandra, CTG Rodeio Serrano, CTG Os Legalistas, 8ª Região Tradicionalista, CTG Camaquã, CTG Chaleira Preta, CTG Tropeiro Velho e CTG Pompílio Silva que contemplam 89 entidades em 64 municípios do Rio Grande do Sul com 63 palestras, 54 espetáculos musicais, 56 bailes, 29 oficinas e 28 apresentações teatrais.
 
Os projetos passaram por duas análises criteriosas, conforme define o edital nº 02 do IGTF. A primeira seleção foi documental, sendo que a maioria cumpriu com as exigências do edital. A segunda foi de mérito, tendo como avaliadores cinco pessoas indicadas pela Secretaria de Estado da Cultura, IGTF, MTG, Comissão Estadual da Semana Farroupilha e Conselho Estadual da Cultura.  A comissão avaliadora levou em consideração diversos fatores, a exemplo do teor cultural e da abrangência de cada projeto. Os valores foram repassados aos contemplados para que os mesmos possam cumprir com seus compromissos de contratação e execução das atividades culturais propostas.

Paulo de Freitas Mendonça
Assessor de Imprensa do Projeto Semana Farroupilha 2015 Interiorização
Reg. Prof. MTB 11.627
Fone:  51 9121 4270
Fone do IGTF: 51 3228 1711
www.igtf.rs.gov.br

 
Graças ao Projeto Interiorização, Rondas Crioulas como a do CTG Rodeio Serrano, de São Francisco de Paula, puderam valorizar atrações locais bem como levar grandes nomes do gauchismo tais como o Guri de Uruguaiana, Luiz Marenco, Cristiano Quevedo, Cezar Oliveira e Rogério Mello (foto), Grupo Floreio e outros, mantendo sempre o CTG lotado a um custo gratuito para os assistentes.