RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

sábado, 19 de setembro de 2015

OBRIGADO, VALTER FRAGA NUNES!



Sem demérito a ninguém (eu mesmo já ministrei diversas palestras em nosso galpão), tivemos ontem a noite, abaixo de muita chuva, a melhor palestra que eu já presenciei no Fraternidade Gaúcha.
 
Valter Fraga Nunes, de Viamão, falando sobre o tropeirismo, encantou a todos (inclusive ao avaliador do MTG) com seu jeito tranquilo, objetivo e com conhecimento de causa. Uma hora e pouco passou num upa. Ninguém percebeu, atentos que estavam sobre tema tão interessante, afinal, nesta época de setembro, muitos pensam que o Rio Grande nasceu para o mundo em 1835, esquecendo dezenas de anos que os tropeiros, a pata de cavalo, desbravaram e povoaram este chão.
 
Valter Fraga Nunes não só discorre sobre o tema mas também pratica de fato tal atividade pois seguidamente, junto ao nosso parceiro Marco Aurélio Zoreia, saem com suas tropas de mula de São Francisco de Paula a Bom Jesus, onde, de dois em dois anos, ocorre um seminário sobre o tropeirismo.  Já deixei tratado com o Valter e, no ano que vem, me farei presente montado numa mula e com trajes típicos de tropeiro. 
 
E quem desejar uma palestra de fundamento, que fale com este homem.