RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

PASSO FUNDO REVIVE BATALHA DO PULADOR


ONTEM, DOMINGO, FOI O DIA DA TRADICIONAL ENCENAÇÃO 

Rádio Uirapuru fez a cobertura

                                                          Fotos: Jonatha Caputo
 
O programa Sem Segredo do último sábado (22), apresentado por Ronaldo Rosa, com a participação do comunicador JG foi transmitido do Distrito de Pulador.
 
Participaram do programa o historiador Eduardo Knack, um dos organizadores da encenação, Jabs Paim Bandeira, o comandante dos Cavaleiros do Mercosul, Varlei Catto e voluntários do evento. O conflito que foi encenado ontem tem grande relevância histórica não só para Passo Fundo e região ou para o estado, mas também para o país.
 
O historiador Eduardo Knack destacou que a Batalha do Pulador que deixou marcas, encerrou o conflito da Confederação Federalista, no dia 27 de junho de 1894,  e que, apesar da derrota dos Maragatos, deixou um legado para a historia do Rio Grande do Sul.
 
 
A batalha foi o combate mais importante e sangrento da Revolução Federalista ocorrida em 1894 entre duas facções representadas pelos maragatos ou federalistas e os pica-paus ou republicanos. O comunicador Lucas Brasil narrou aos ouvintes da Rádio Uirapuru a encenação da batalha.
 
A Batalha do Pulador aconteceu no dia 27 de junho de 1894, quando cerca de 4.600 homens entraram em violento combate que perdurou por seis horas, com grande número de baixas nos dois lados, terminando com pica-paus e maragatos, já sem munição, lutando no corpo-a-corpo.
 
O saldo final de mortos e feridos ficou entre 800 a 1000 mortos. Um dos organizadores da encenação, Jabs Paim Bandeira, agradeceu o apoio da Rádio Uirapuru que contribuiu para que mais de 300 atores voluntários participassem do evento e que a comunidade acompanhasse ao vivo essa manifestação artística.
 
 

 
Colaboração: Hilton Araldi