RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

ACAMPAMENTO NO "CONVERSAS CRUZADAS"



O programa Conversas Cruzadas, da TV COM, de ontem a noite, teve como tema o projeto do vereador de Porto Alegre, Claudio Janta, que visa levar todos os desfiles e festejos populares da capital para o Porto Seco.   
 
Sob a mediação do jornalista Claudio Brito (foto), estiveram presentes o Vereador Bernardino Vendruscolo, que fez emenda ao citado projeto onde o legislador defende que os carnavais de bairro, os desfiles de sete e vinte de setembro, bem como o Acampamento Farroupilha devam permanecer nos locais em que acontecem atualmente. Também presentes como debatedores Leonardo Maricato, da Secretaria Municipal de Cultura (na área de Descentralização da Cultura); Joaquim Lucena Neto, também da SMC, Coordenador das Manifestações Populares, e o vereador Reginaldo Pujol, representando o autor do projeto, Claudio Janta.
 
O incrível é que, mesmo com alguns debates acirrados que fugiram do tema como Orçamento Participativo, CPI dos Festejos Farroupilhas e outros, TODOS os participantes do programa (inclusive o mediador) tiveram a mesma opinião, ou seja, o projeto original do Porto Seco tem que ser acabado com a devida construção das arquibancadas e camarotes pois, a cada ano, gasta-se em torno de 3 milhões com os lugares desmontáveis. Tais construções, se fossem perenes, poderiam ser melhor otimizadas. Contudo, foi consenso que as festas populares como o Acampamento e os carnavais de rua, os desfiles, enfim, tudo que tenha raiz e identidade com a natureza onde foram criados, devem permanecer como estão.
 
O próprio vereador Pujol, entre a cruz e a espada, e como bom político, não abraçou por inteiro a causa do colega o qual estava representando.