RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

segunda-feira, 6 de julho de 2015

SEM ENTENDIMENTO...


PORTO ALEGRE FICA COM DOIS CONSELHOS MUNICIPAIS DE CULTURA
 
Em reunião do FÓRUM MUNICIPAL DOS CONSELHOS DE PORTO ALEGRE, no dia 24 de junho, na Casa dos Conselhos, na Av. João Pessoa, nº 1110, às 9 horas, a pauta foi a SITUAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA  DE PORTO ALEGRE.
 
                A reunião teve as presenças do Secretário Adjunto da Governança, Carlos Siegle, da Secretaria Municipal da Governança e o Secretário Adjunto da Cultura, Vinícius Cáurio, integrantes de vários Conselhos Municipais, assim como Paulo Guimarães, Presidente do Conselho e vários representantes das entidades que ficaram excluídas no processo eletivo do Conselho e conselheiros do atual colegiado. Inicialmente falaram os Secretários Municipais presentes, afirmando, que o processo se encontra em andamento e que o novo Conselho já iniciou suas atividades e que foi marcada uma segunda reunião marcada para o dia 30/06.
 
                O contraponto a estas manifestações foi feito pelo Presidente do Conselho, Paulo Guimarães, que citou o Mandado de Segurança e liminar cancelando as eleições, além de citar, ele e os oradores que lhe seguiram, surpresa e desalento com a posição da prefeitura e da Secretaria, não reconhecendo as determinações do Tribunal de Contas e do Judiciário, e, de forma muito pouco sensata, envolvendo a sociedade, a comunidade cultural e imprensa numa sucessão de afirmações e posições que levam a uma situação de dois conselhos ativos, negando-se a solucionar a  situação que se apresenta.
 
              Também afirmou Paulo Guimarães, que os conselheiros atuais, querem ser respeitados em sua existência, assim como entidades, que por  questões não explicadas ficaram de fora como:MTG, APTC, Chico Lisboa, Entidades Carnavalescas,Entidades do Hip Hop, Segmentos de Fundações e as entidades: CEJAK, ASMOBRAS, Clube de Mães do Cristal, querem reavaliar o processo, o que motivou já duas ações judiciais e não encontrou concordância nos gestores presentes.
 
Resumindo Porto Alegre chegou a incrível situação de ter agora dois conselhos de Cultura, o atual em mandato prorrogado e com o apoio de praticamente todos os fóruns do setor e outro, montado ao arrepio da  lei pela SMC e que é fruto de eleição que foi cancelada judicialmente.