RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

quarta-feira, 15 de julho de 2015

DERROTA ALVOROTA ENTIDADES




"Os rodeios representam lazer, entretenimento e o culto às tradições. São traços culturais e atividades sociais e educativas. Além disso, movimentam as cadeias produtivas dos bovinos, do cavalo crioulo, do quarto de milha, entre outras raças utilizadas nas provas. Esses eventos movimentam mais de R$ 2 bilhões por ano e geram cerca de 300 mil empregos diretos e indiretos em todo o país. O bem estar animal é uma grande preocupação dos organizadores. Nos rodeios crioulos, por exemplo, quem maltrata o próprio cavalo é desclassificado e os bovinos recebem alimentação adequada, só podendo passar na pista um número pré-determinado de vezes. Por isso, sou a favor dos rodeios!"

Afonso Hamm
 
Com a justificativa acima o Deputado Federal gaúcho Afonso Hamm viu aprovada por unanimidade na Comissão de Agricultura da Câmara Federal sua posição contrária ao Projeto de Lei 2086/2011 que proíbe perseguições seguidas de laçadas de animais em rodeios. Hamm, relator do citado Projeto, é a favor da manutenção desta atividade símbolo da tradição gaúcha e ressalta que o MTG tem regras rígidas de bem estar animal.  

Sabe-se que entidades protetoras de animais e pessoas que pouco ou nada entendem do funcionamento de um rodeio crioulo nos moldes atuais, exalam ódio e preparam manifestações para as votações restantes. O projeto foi elaborado por um deputado paulista que baseou seus estudos nos rodeios daquele Estado onde ocorrem provas diferenciadas das que acontecem por aqui. Na realidade, por lá, existe uma imitação dos rodeios norte-americanos onde os pealos e as derrubadas dos animais, em menor tempo (prova Buldog), são as grandes atrações. Sinceramente penso que essas pessoas (e entidades) que ignorantemente generalizam, deveriam procurar conhecer mais sobre nossa cultura e nossas atividades campeiras e preocuparem-se com os verdadeiros descasos e judiarias que acontecem no dia-a-dia, diante de nossos olhos, mas que não dão tanta vitrine.