RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
O MELHOR LUGAR DO MUNDO É AONDE VOCÊ ENCONTR A PAZ - Óleo sobre tela de Aldo Chiappe

terça-feira, 14 de julho de 2015

65ª FEAPEC RESGATA O APARTE


DA CANÇÃO GAÚCHA

A união do Sindicato Rural/FEAPEC, JE Mídia Visual, CTG José Bonifácio Gomes e o Núcleo Cachoeirense de Compositores Nativistas está resgatando o APARTE DA CANÇÃO GAÚCHA, depois de 25 anos sem acontecer o festival de música campeira.




Após 25 anos, festival voltará a ser realizado pelo Sindicato Rural com o CTG José Bonifácio Gomes e Núcleo Cachoeirense de Compositores Nativistas.

A mobilização de tradicionalistas e pecuaristas fará com que Cachoeira do Sul tenha em outubro próximo o resgate do festival de música campeira Aparte da Canção Gaúcha.

Após um intervalo de 25 anos, o evento tornará a ser promovido pelo Sindicato Rural e o CTG José Bonifácio Gomes, desta vez com apoio do Núcleo Cachoeirense de Compositores Nativistas (NCCN), e integra a programação da 65ª Feira Agropecuária de Cachoeira do Sul (FEAPEC). Serão 12 músicas inéditas em avaliação e um show de um nome de destaque no nativismo. O CD será lançado no festival.

As tratativas se desenvolveram nos últimos dias a tempo do festival ser incluído no planejamento da Feira. Esta será a terceira edição do Aparte, nascido da união do Sindicato Rural e do CTG em outubro de 1989, e que teve a segunda edição em outubro de 1990. Foi idealizado pelo saudoso agropecuarista e tradicionalista Elêm Cavalheiro Bartmann, com o apoio do médico Antônio Henrique Moro e o tradicionalista Ronaldo Pinós, além do ex-presidente do Sindicato Rural, José Ernani Almeida, do líder setorial Almir Pérez, falecido esta semana, e da então diretoria do CTG José Bonifácio Gomes.

O 3º Aparte da Canção Nativa acontecerá no CTG José Bonifácio, na noite de sexta-feira, 02 de outubro de 2015, logo após o leilão de cavalos crioulos da FEAPEC. A produção será da JE Mídia Visual. Os recursos estão sendo buscados via patrocínios diretos com empresas e simpatizantes da cultura campeira. Nos próximos dias a comissão organizadora divulgará datas de inscrição e o regulamento do festival. Já existe uma programação, o regulamento e o conceito estão formado. Nos próximos dias, após os ajustes técnicos finais, as datas e processos serão anunciados.


O presidente do Sindicato Rural, Paulo Afonso Schwab, destaca a oportunidade da proposta. “É mais um atrativo à FEAPEC, para que o cidadão urbano conheça mais a importância social e econômica do agronegócio. Diante desse aspecto, suprir a lacuna da expressão cultural e artística que retrata o homem do campo e a agropecuária regional no município, resgatar um evento do Sindicato que já se fazia há 25 anos, nos pareceu muito oportuno. É um evento que soma à nossa programação”, frisa.

Para César Sena, patrão do CTG, o apoio do Sindicato Rural foi fundamental para viabilizar o projeto. “Contatamos os criadores do festival e seus herdeiros, e a união de forças está proporcionando que o Aparte renasça com a credibilidade e a tradição da FEAPEC”, enfatiza.

O secretário-geral do Núcleo de Compositores (NCCN), Cleiton Evandro dos Santos, comemora a iniciativa. “A FEAPEC é o palco ideal para um festival nativista e campeiro, pois a cultura gaúcha é essencialmente pecuária. Alguns dos compositores são associados ao sindicato, ovinocultores, crioulistas, pecuaristas ou têm origem no campo. Falamos o mesmo dialeto. Com esse diálogo se abre um caminho de integração e se dá origem a um evento enxuto, mas de grande repercussão cultural”, opina.

Já o presidente do NCCN, Mateus Neves da Fontoura, espera contar com apoio da comunidade cachoeirense que será contatada para ajudar no investimento, com apoio em projeto de incentivo, e desta forma contribuirá para o resgate histórico e cultural do Aparte da Canção Nativa.

Os contatos poderão ser feitos através da JE Midia Visual 51.3722.4044 ou do Sindicato Rural, 51.3722.2797, para maiores esclarecimentos.


Crédito das imagens para JE Mídia Visual. Na foto, da esquerda para a direita, César Sena, patrão do CTG José Bonifácio Gomes, Mateus Neves da Fontoura, presidente do NCCN, Paulo Afonso Paulo Schwab, presidente do Sindicato Rural de Cachoeira do Sul, e José Eduardo, da JE Mídia Visual. No próximo final de semana tem novidades sobre os shows, regulamento, inscrições, etc...