RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

terça-feira, 5 de maio de 2015

BENTO DEVERIA SER A MAIOR COMENDA




Recebemos comunicado de membros da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul nos inteirando de seu pleito para que a maior comenda da Ordem receba o nome de Cavaleiros Bento Gonçalves.

Para que os leitores entendam, a cada 2 mil, 3.5 mil, 5 mil, 7 mil e 10 mil quilômetros (se não me falha a memória) comprovadamente cavalgados os cavalarianos recebem uma comenda respectiva, com os devidos nomes. Cavaleiro Riograndense (2 mil), Cavaleiro Antônio de Souza Neto (3.5 mil), Cavaleiro Bento Gonçalves (5 mil), Cavaleiro Farroupilha (7 mil) e Cavaleiro Monarca (10 mil).

O que este grupo pleiteia é que a maior comenda (10 mil) receba o nome do nosso maior herói riograndense, ou seja, Bento Gonçalves até porque Monarca pode ser qualquer um.  Grego, Romano, Espanhol.... Bento é só um e só nosso.

Há pouco tempo atrás alguém teve a "brilhante" ideia que foi aprovada mas depois revogada (ainda bem) de intitular esta maior comenda de: Duque de Caxias (vão ser gaúchos assim não sei aonde....).




Mas voltando aos fatos, eis o que nos remete estes cavalarianos, já antecipando que tal solicitação não foi atendida.

Excelentíssimo Senhor Airto Glademir Toniazzo Timm
M. D. Presidente da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul – OrCav - MTG/RS.
III ENCONTRO DA OrCav
MARAU/RS.

O Conselho Municipal de Tradições Gaúchas de Carazinho/RS e as entidades tradicionalistas que o compõe (CTGs - Centros de Tradições Gaúchas e Grupos de Cavaleiros) de conformidade com o Art. 2º - Incisos IV e V, do Regimento Interno da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul – OrCav-RS vem respeitosamente ante Vossa Senhoria para expor e requerer o que segue:

Nos dias 29 e 30 de novembro de 2014, convocados pela OrCav/RS, reuniram-se os coordenadores de Cavalgadas do Estado, no II Encontro Estadual, no Parque da Roselândia, em Passo Fundo/RS, COM O OBJETIVO DE PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE NOVAS COMENDAS PELA ORDEM.

Ocorre, que ainda na tarde de 29 de novembro de 2014, NÃO FORAM SÓ PROPOSTAS, FORAM PROPOSTAS E VOTADAS NOVAS COMENDAS, incluindo novos vultos históricos, sem uma discussão mais profunda em relação à questão de hierarquia e de merecimento dessas comendas.

Tendo em vista a convocação pela OrCav-RS, dos Coordenadores de Cavalgadas do Estado do Rio Grande do Sul, para o III ENCONTRO, a realizar-se nos dias 28 e 29 de março de 2015, no Parque Municipal Lauro Ricieri Bortolon, em Marau/RS, com pauta de “DISCUSSÃO DA NOMENCLATURA DAS NOVAS COMENDAS QUE JÁ ESTARÃO EM VIGOR PARA ESTE ANO DE 2015”.

REQUER:

a)  A REVOGAÇÃO DA DECISÃO TOMADA NO II ENCONTRO DA OrCav-RS, REALIZADO EM PASSO FUNDO/RS, relativo à disposição hierárquica das novas comendas, tendo em vista a necessidade de uma maior discussão no que se refere a esta disposição de hierarquia das comendas a serem concedidas pela Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul;

b)  E que permaneça como comenda máxima a ser concedida pela OrCav-RS, a Comenda BENTO GONÇALVES DA SILVA;

c)   Justifica tal súplica, a exposição de Motivos anexa.

Carazinho/RS, em 15 de março de 2015.

Pedro Américo Mariano Messerschmidt
Coordenador do CMTG                     

Gilberto Augusto Kanphorst
Vice-coordenador do CMTG


Adari Francisco Ecker 
Responsável Departamento de Cavalgadas do CMTG            

Paulo Roberto Lang
Patrão do CTG Alfredo D´Amore

Reinaldo Pizzamiglio da Silva
Patrão do CTG Pedro Vargas                                            


Paulo Pagno
Patrão do CTG Vento Minuano

Cláudio Hoffman                                                        
Patrão do CTG Rincão Serrano                             

Orlando A. Wandschcheer
Patrão do CTG Unidos Pela Tradição/RS.

Osmar Rosa Maidana
Cavaleiros da Integração do Plan. Médio do RGS.

Roberto José Hartmann
Cavaleiros da Província de São Pedro

Paulo Vargas da Silva                                           
Grupo de Cavaleiros Sentinelas dos Pampas              

Sebastião Valentin Grande
Piquete Grupo do Pau Fincado

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS


Bento Gonçalves da Silva deve permanecer a comenda máxima outorgada pela OrCav-RS.........

Nota do Blog: Por insistência de nosso saudoso Patrão Ivan Machado, dos Cavaleiros da Neve de São Francisco de Paula, comecei a guardar comprovantes de minhas andanças e recebi o título de Cavaleiro Riograndense (na época 3 mil quilômetros), o que muito me honra. Depois disto não reculutei mais documentos. Ando a cavalo apenas para desestressar e me entreverar com a companheirada.

No entanto, concordo com os proponentes. O maior titulo deve levar o nome de nosso maior herói, ou seja, o líder da Revolução Farroupilha, BENTO GONÇALVES DA SILVA. Uma pena que os membros da ORCAV não tiveram a sensibilidade de atender tal reivindicação.   

A justificativa de que esta comenda já existe e muitos a receberam não é plausível. Basta inverter os nomes. Quem antes era cavaleiro Bento Gonçalves passa a ser Cavaleiro fulano de tal e resguarde o nome de Bento para a maior honraria da OrCav-RS.