RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quarta-feira, 15 de abril de 2015

UMA COZINHA "HORS CONCOURS"


Osvaldo, este blogueiro, Barreto, Mateus, e Riboli 

Hors concours é uma nomenclatura de origem francesa, (pronuncia-se: ór concur) significa: fora da competição, fora do concurso. O termo é usado para algo excepcional que vai ser apresentado numa exposição, num concurso, sendo, apesar da subjetividade, considerado de qualidade superior.

Pois a rapaziada da foto, que compõe a cozinha da Terceira Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército, são hors concours e grandes responsáveis por este blogueiro carregar 110 kg no lombo. Esses meninos são de qualidade superior no preparo de uma bóia.

Ontem a noite, no 6º Entrevero da Cozinha Gaúcha, uma bela promoção do CTG Glaucus Saraiva, do Clube Grêmio Expedicionário Geraldo Santana, entre as diversas cozinhas concorrentes, eles, que já vinham de um tricampeonato e dois vices, tiraram o terceiro lugar. Terceiro lugar na opinião respeitável dos jurados, porque na minha (e de muitos outros), foram os primeiros novamente.


O prato preparado foi o Tri Gaúcho e eu tive a honra de fazer a apresentação em versos, desta preciosidade gastronômica.


TRI GAÚCHO

No Entrevero de Cozinhas,
em noite de integração,
eu faço apresentação
desta bóia campeirinha.
Meio quilo de galinha,
charque, bacon e linguiça.
Quando a fome nos atiça,
enquanto "tomamo" um mate,
vai a cebola, os tomates,
tempero, queijo em fatias,
tudo com amor e alegria
para agradar o meu buxo.
Seu preparo não tem luxo:
Refoga as carnes, por fim,
mescla um purê de aipim
e tá pronto o TRI GAÚCHO.

Parabéns a esta equipe dedicada da Terceira Inspetoria, principalmente ao seu Mestre, Sargento Osvaldo. Cozinhar um dia é uma coisa. Preparar a bóia diariamente, para cinquenta pessoas, há mais de vinte anos, é outra bem diferente. Tem que ter café no bule....