RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

terça-feira, 31 de março de 2015

PEÇA HISTÓRICA?


Numa de nossas tropeadas encontrei essa peça, num dos passos do rio dos touros, no interior de Bom Jesus, e me pergunto qual será sua origem ?


Dentre tantas respostas e suposições, respondi assim a esta pergunta feita no facebook por meu amigo Marco Aurélio Angeli, o famoso Zoreia, um dos maiores campeiros deste Rio Grande velho de São Pedro

  • Léo Ribeiro de Souza Amigo Marco Aurélio Angeli Também fiz este mesmo trajeto de cavalgada junto com nossos companheiros dos Cavaleiros da Neve. Deves ter notado que ali, bem junto ao Rio dos Touros existe um cemitério (sem porta de entrada) onde a cavalaria farrapa comandada por Teixeira Nunes, o Gavião, fugindo por terra da malfadada invasão de Laguna, emboscou os imperiais que vinham no seu costado. Neste cemitério, sem tempo para enterrar os mortos, foram jogados os corpos dos soldados. Foi uma das poucas batalhas farrapas ocorrida em cima da serra. Esta espora deve ter se soltado do garrão de algum combatente. Se eu estiver certo, a peça é de um valor histórico imensurável.