RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

terça-feira, 3 de março de 2015

MAIS UMA OPINIÃO DE FUNDAMENTO




Buenas, amigo Léo Ribeiro!!

Se achar oportuno e quiser postar no blog, essa modesta opinião, agradeço!!


Num primeiro momento, fiquei um pouco acanhado (envergonhado) por ter sido o compositor mais lembrado na promoção do Blog do Léo Ribeiro (Nomes Mais Lembrados Da Cultura Gaúcha), visto que (sem falsa modéstia) sei que não tenho a importância cultural e histórica, de tantos outros autores e compositores.

Depois, com mais calma e compreendendo a essência da promoção, acabei por aceitar essa lembrança, com alegria e satisfação, porque faz jus a quantidade (e por que não?!) a qualidade que sempre tento colocar nas coisas que faço!!

Sei que (talvez) seja desnecessário opinar sobre algumas opiniões e alguns pedidos de reflexões, mas por ser sempre honesto e procurar fazer tudo com o máximo de clareza e isenção, é que me sinto à vontade para dizer o seguinte:Embora eu tenha sido um dos consultados nessa enquete, não citei meu nome em qualquer categoria (e nesse entretanto, louvo a atitude do amigo Léo Ribeiro, de nos condicionar a não citar seu nome e nem o do seu blog).  Como compositor, citei o Mario Nene!

Isso apenas significa que pela proximidade, afinidade e logicamente, pela qualidade de suas composições, o Mario Nene foi o primeiro nome que me veio a cabeça!  O que mostra que segui à risca, o questionamento, conforme foi sugerido pelo amigo Léo Ribeiro!

Por exemplo: Ao citar o nome de um cantor, não quer dizer que eu tenha esquecido do José Mendes, que é um dos meus ídolos e ídolo de muita gente. Inclusive, se eu não lembrasse do seu nome, não teríamos ganho as premiações máximas do último "Cante Uma Canção Em Vacaria", com uma música em sua homenagem, que é "Zé Mendes Tá Vivo". Ou seja: Se eu tivesse citado o nome de José Mendes, deixaria de citar o nome de Leonardo, que é um autor e cantor que sempre lembro, pois em quase todas as minhas apresentações, interpreto alguma canção da sua autoria!

Deixando claro, na minha modesta opinião...não se trata de termos pouca memória ou desconsideração pela importância e história de nossos ícones da cultura. Trata-se apenas da condição de citar só um, apenas um nome. O que levaria ao propósito final da promoção...como levou!

Vale um pequeno registro, sobre outro nome que citei. No quesito "Pajador", citei o nome de Jadir Oliveira, um grande e reconhecido pajador, mas que não conheço pessoalmente e nunca tive o prazer de conversar...quando poderia ter citado o nome de Jose Estivalet, que é meu amigo, há muitos anos ou ainda, ter citado o nome de Paulo de Freitas Mendonça, que já tive a alegria e o prazer de conversar e de quem sou admirador. Dois pajadores de fundamento!

Temos que considerar a influência dos que são do nosso tempo...e isto influi sim, em nossa lembrança de "supetão".

Se esta pergunta me fosse feita há vinte anos atrás, provavelmente o primeiro nome que me viria a lembrança, seria de Jaime Caetano Braun...que é (na minha opinião) o maior pajador gaúcho!

Por fim, acho válido a promoção do Blog do Léo Ribeiro e também, acho muito importante que a mesma tenha despertado opiniões e reflexões. No entanto, acredito que não precisamos dar uma dimensão maiúscula e condenatória, para um fato que (talvez) esteja longe da realidade. Pois duvido que qualquer um dos questionados, seja capaz de esquecer alguma das figuras mais importantes da nossa história e da nossa cultura!

Muito obrigado pela oportunidade e um forte abraaaaço à todos os envolvidos nessa prosa democrática e saudável.

Dionísio Costa.

Nota do Blog: Amigo Dionísio Costa. Só temos a agradecer aos amigos que colaboraram com nosso intento e sei bem de tua integridade pois, como grande compositor que és, podias muito bem ter votado em ti mesmo, mas não o fez. É claro, também, que ao apontar uma pessoa, dezenas ficarão de fora.  Nisto não existe injustiça ou esquecimento. Na verdade cada qual tem um gosto e isto deve ser respeitado.

Um pouco de nosso reclame, mas aí deve ser por culpa nossa (por não ter explicado direito nossos intentos), é perguntarmos qual o nome da "Cultura Regional Gaúcha" que te vem na mente, e  uns amigos responderem:  Programa de Rádio: Pretinho Básico; Programa de Televisão: Programa do Jô; Livro: Bíblia Sagrada.

Também tivemos (na minha opinião) algumas colocações que me causaram dúvidas. Ex: Melhor Gaiteiro de Gaita Ponto: Gildinho. Meu grande amigo e teu padrinho é um excelente gaiteiro de gaita pianada mas colocá-lo a frente de Renato Borgheti, Gilberto Monteiro e do próprio Chico Brasil penso que é um certo exagero. Eu, para te falar a verdade, nem sabia que ele tocava gaita de botão.... mas, como disse, e por isso postamos TODAS as opiniões, elas (opiniões) devem ser respeitadas. Contudo, algumas servem como reflexão. 

Mas no geral deu tudo certo.

Grande abraço, meu galo, e parabéns pelo teu belo trabalho.