RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

30 DE JANEIRO - DIA DO PAJADOR GAÚCHO.


A data de hoje é considerada por Lei Estadual como o Dia Do Pajador Gaúcho, tendo como marco histórico da cultura regional o dia de nascimento de Jayme Caetano Braun, considerado por muitos como o maior poeta que esta pampa já pariu e sendo, com toda a certeza, o grande mestre dos pagadores estaduais.
 
Falar sobre Jayme Caetano Braun é missão difícil devido a importância que este vate (que já foi Presidente da Estância da Poesia Crioula) retrata para a nossa cultura terrunha. Por isso, nada melhor do que uma pessoa que dedica larga parte de seu tempo para pesquisar e divulgar sobre o grande poeta missioneiro. Falo de Vinicius Ribeiro, meu amigo e grande escultor, autor de diversas obras artísticas perpetuadas em monumentos, de Don Jayme.
 
Acessem o link abaixo e saibam tudo sobre este que foi e será um dos maiores artistas rio-grandenses de todos os tempos.  

http://viniciusribeiroescultor.blogspot.com.br/…/breve-hist…


Estátua de Jayme Caetano Braun (de autoria de Vinicius Ribeiro), no Parque da Harmonia, em Porto Alegre, durante o Acampamento Farroupilha. Destroçada pelo tempo, carcomida pela indiferença, jogada a um segundo plano pela ganância mercantilista, na verdade, relegada a um grau de insignificância.
 
A Estância da Poesia Crioula já tentou remover a estátua deste local e recoloca-la ali perto, num espaço cercado e cuidado pela própria Estância mas foi impedida pela vaidade pessoal de um Secretário Municipal que ali a colocou.

Acho que a data de hoje deve ser um marco para iniciarmos um movimento (que não fique só na prosa) para a recolocação deste memorial representativo do maior pajador gaúcho de todos os tempos.

Uma boa luta para o novo Presidente do IGTF Vinícius Brun. Se precisar, bota pra dois.