"TEU PRESTÍGIO É PROPORCIONAL A TUA CONDUTA"

Léo Ribeiro

FRASE DA SEMANA


A VIDA NÃO ESTÁ AMARRADA A UM LAÇO, MAS AINDA É UM PRESENTE.

Regina Brett



RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Mate do Estribo

COMEÇANDO A LIDA BLOGUEIRA COM:

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

RETROSPECTIVA GAUDÉRIA / 2014




JANEIRO

03 - Morre o músico e compositor Carlos da Silva Catuipe, 69 anos, muito conhecido principalmente no litoral norte do Rio Grande do Sul.

08 - Morre, em Gravataí, o músico Crioulo dos Pampas, autor do grande sucesso Nego Bom Não Se Mistura.

10, 11, 12 - Começa o 61º Congresso Tradicionalista Gaúcho, na cidade de Porto Alegre, onde entre outras resoluções, foi aprovada a cidade de Cruz Alta para o acendimento da chama crioula. Neste congresso Manoelito Savaris foi eleito para sua sexta gestão a frente do M.T.G.  

10, 11, 12 - Acontece a 32ª Gauderiada da Canção Gaúcha, na cidade de Rosário do Sul e que teve como vencedora a música Cara Volta, com letra de Jaime Brum Carlos e Diego Muller, melodia de Zulmar Benitez e interpretação de Jorge Freitas.

16 a 26 - Ocorre a 15ª edição da Cavalgada da Costa Doce (foto), uma das mais belas e organizadas, com saída da cidade de Guaíba e chegada em Pelotas.


30 - Morreu o músico Jorge Farias, 63 anos, baterista e vocalista do conjunto Os Três Xirús, um dos grupos mais antigos ainda em atividade. Jorge Farias, casado, pai de quatro filhos, entrou para o grupo aos 24 anos. O músico, que também atuou com Os Mirins, José Mendes e outros artistas regionalistas, sofreu um Acidente Vascular Cerebral.


FEVEREIRO

01 a 09 - Ocorre a 30ª Edição do Rodeio Internacional de Vacaria, considerado a Maior Festividade Gauchesca do Mundo. Junto ao Rodeio aconteceu o Festival Cante Uma Canção Em Vacaria, onde saiu-se vencedora a música Zé Mendes Está Vivo, com letra de Dionísio Costa e melodia de Rico Basquera. 

14 a 22 - Acontece a Cavalgada do Mar (foto) com saída de Dunas Altas e término na praia de Torres.  


26 - Morre em Passo Fundo um dos maiores declamadores do Estado, Valter Vieira Ribeiro, 72 anos.

MARÇO

08 - Ocorre a 27ª edição do Seminário Estadual de Prendas e Peões do Estado. O evento aconteceu em Canoas.

27 a 29 - O 7º Canto Missioneiro da Música Nativa aconteceu na cidade de Santo Ângelo tendo como vencedora a canção Perdão do Santo Tombado na Guerra, com letra de Tadeu Martins, melodia de João Bosco Ayalla e interpretação de Robledo Martins (foto).


28 - 7ª Querência da Poesia Crioula de Caxias do Sul, com o seguinte vencedor:  Travessia, de Caine Teixeira Garcia na interpretação de Liliana Cardoso e tendo como amadrinhador Zulmar Benitez. O melhor declamador(a) foi Liliana Cardoso e Lúcio Yanel ganhou o prêmio de melhor amadrinhador. 

29 - A Estância da Poesia Crioula homenageou as mulheres num lindo sarau poético na Câmara de Vereadores da cidade de Porto Alegre.

ABRIL

20 - Morre em acidente automobilístico em São Francisco de Paula o cantor João Darlan Bettanin, 48 anos, o Xiruzinho (foto/Léo Ribeiro).


22 - Morre no Hospital, Nossa Senhora das Graças o músico Heleno Gimenez.

28 - Acontece em Viamão o 3º Canto Campeiro que teve como 1º Lugar: Sesmaria do verso – Letra: Cristiano Medeiros – Silvio Genro – Adriano Medeiros. Música: Renato Fagundes Interprete: Cristiano Fantinel.

MAIO

05 -7ª Região Tradicionalista vence a Festa Campeira do Rio Grande do Sul.

18 – Na Ciranda Cultural de Prendas, em Santa Maria, foi escolhida a nova Primeira Prenda do Rio Grande. É Carolina Castanha de Avila de Lemos (foto), do CTG Gal. Antônio de Souza Netto, da cidade de Rio Grande, 6ª Região Tradicionalista.


23Castelo das Pedras Altas é posto a venda por 12 milhões. Um naco da história gaúcha está à venda. É um dos cenários dos chimangos e maragatos, onde foi assinado um acordo que pôs fim à Revolução de 1923. Um castelo imponente, estilo medieval, de 44 cômodos com 300 hectares, que parece deslocado da singela cidade onde se situa.

27 – O poeta Colmar Pereira Duarte passa a integrar a Academia Rio-grandense de Letras. Colmar nasceu em 21 de maio de 1932, no interior do município de Uruguaiana, RS. Filho de Luiz Duarte Júnior e de Alice Pereira Duarte.

28 - Benjamim Feltrin Netto é escolhido patrono dos Festejos Farroupilhas. Nasceu em 21 de dezembro de 1937, exatamente no Passo do Inglês, interior de Cruz Alta, hoje pertencente à cidade de Pejuçara.

29MPF faz denúncias contra pessoas envolvidas em festivais. Está na justiça federal, em Santana do Livramento, a denúncia do Ministério Público Federal contra três pessoas por supostos desvios em verbas federais utilizadas no festival nativista Um Canto Para Martin Fierro, realizado na cidade em 2009. Carlos Fernandes, atual secretário de Agricultura de Livramento, além de Anomar Danúbio Vieira, presidente do festival, e ainda o empresário Jeferson Dariva, de Osório, foram denunciados por estelionato.

30Erival Bertolini sai da CBTG - João Ermelino de Mello, Vice-Presidente da CBTG, participou nesta tarde (quinta-feira) da reunião do Conselho Diretor da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha realizada na cidade de Curitiba/PR pelo MTG/PR. Na oportunidade o tradicionalista assumiu a Presidência do órgão, que estava ao encargo do ex-presidente do MTG Erival Bertolini, que pediu demissão.

31 - A 24ª Tafona da Canção Nativa aconteceu em noite única, no dia 31 de maio, com a apresentação de 12 músicas, divididas em duas linhas de criação:  Rio Grandense e Litorânea.  Por volta da meia-noite foram conhecidos os destaques do festival. Primeiro Lugar: AMANHECER NO LITORAL - Letra: Rômulo Chaves/Piero Ereno - Melodia: Piero Ereno - Interpretação: Jean Kirchoff

JUNHO

01 - A música "Trindade" de autoria de Giba Trindade e Nirion Machado é a grande vencedora do 29º Carijo da Canção Gaúcha, realizado na cidade de Palmeira das Missões.  Consagrado também pelo público, o chamamé contou com a interpretação de três grandes cantores, Adair de Freitas, Robledo Martins e Cristiano Fantinel, que representaram no palco um diálogo entre pai, filho e neto.

12 – Aberto oficialmente o Acampamento Farroupilha Extraordinário (foto), em função da Copa do Mundo. 

 
28 – Na sede da OAB/RS, onde ocorreram as comemorações de 57 anos de existência da Estância da Poesia Crioula, Wilson Tubino assume como Presidente da “Academia Xucra do Rio Grande”.

JULHO

25 - Tradicionalistas de todas as partes do Rio Grande do Sul se dirigiram a Caxias do Sul para o 62º Congresso Tradicionalista Gaúcho extraordinário, colocando em debate as alterações estatutárias do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

No sábado, dia 26, iniciou a 79ª Convenção Tradicionalista debatendo os regulamentos estaduais voltados a campeira, artística, cultural e esportiva.

30 - No 32º Congresso do MTG/SC, ocorrido em Lages, houve um boicote ao evento com a maioria dos patrões do litoral catarinense (7ª, 8ª e 9ª Regiões Tradicionalistas) se negando a comparecer.

AGOSTO

02 –  Foi realizada a reunião anual do Conselho Coordenador da Confederação Internacional da Tradição da Gaúcha – CITG, para tratar de assuntos relacionados aos interesses e manutenção das atividades da entidade; do 12º. Congresso da CITG e de outros assuntos. A reunião foi realizada na sede do MTG-RS.

10 – Acontece a 23ª edição do Festival Mais Autêntico do Rio Grande, o Ronco do Bugio, de São Francisco de Paula. Os vencedores foram:


1º Lugar: SERRANO DE SÃO CHICO com Letra e música de José Claro (Zezinho). Interpretação de José Claro e Grupo Floreio (foto). No "Bugiozinho" saiu-se vencedor THOMAS MACHADO

Troféu Origens (Destaque do Festival) JOSÉ CLARO (ZEZINHO)

15 - Durante a tarde e noite da sexta, em Cruz Alta,  os jovens, vindos de todo o Rio Grande do Sul, puderam reeditar o evento Acampamento da Juventude Gaúcha, com diversas atividades culturais e recreativas.

16 - Morreu Glênio Reis, um dos pioneiros do Rádio, apresentador do programa "Sem Fronteiras" da Rádio Gaúcha. Glênio tinha 86 anos e durante mais de cinco décadas esteve em frente aos microfones. O comunicador estava internado no Hospital São Francisco, no Complexo Hospitalar Santa Casa, em Porto Alegre, e teve falência múltipla dos órgãos. Acompanhou centenas de festivais nativistas em sua carreira e sempre foi muito ligado a Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana.

17Acesa a Chama Crioula. Numa cerimônia impecável, aconteceu no Parque de Exposições de Cruz Alta a distribuição da Chama Crioula. Centelhas foram entregues a representantes das 30 Regiões Tradicionalistas do estado que partiram  para levar o símbolo das comemorações da Semana Farroupilha aos quatro cantos do Rio Grande.

21 – Começa em Soledade o III Festival Internacional de Folclore, desfilando pelo palco principal grupos de diversos estados e Países da América Latina. Tudo em comemoração a Semana do Folclore.

24 A Chama Crioula chega a capital. Depois de andejar 400 km de Cruz Alta, onde foi acesa, a Porto Alegre, a cavalgada conduzindo a Chama Crioula chega ao Acampamento Farroupilha na capital de todos os gaúchos.

30 – Acontece na Assembleia Legislativa a 5ª Edição da Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula, festival poético organizado pelo Grupo Tradicionalista Fraternidade Gaúcha, da Maçonaria do RS.


Foram Vencedores:

CATEGORIA MAÇÔNICA
MELHOR TEMA MAÇÔNICO: NO PRINCÍPIO... ESPADA E VERBO
Autor: Moisés Silveira de Menezes

MELHOR AMADRINHADOR: Henrique Arboitte Torrel de Bail 
MELHOR DECLAMADOR: Paulo Roberto Vargas.
1º LUGAR: ENIGMA DOS CERROS  
Autor: José Carlos Andrade Pereira (Curitiba)

CATEGORIA NÃO MAÇÔNICA
MELHOR AMADRINHADOR: Gustavo Campos
MELHOR DECLAMADOR: Romeu Weber
1º LUGAR: A PALAVRA
Autor: Cristiano Ferreira Pereira (Santana do Livramento) - (foto)

SETEMBRO

02 – Albino Manique recebe o Troféu Guri. Esse foi o 17º ano em que a distinção foi concedida a personalidades ligadas ao estado que se destacam em suas atividades.

11 – Após polêmica e intransigências sobre casamento gay, o CTG Sentinelas do Planalto (foto), de Livramento é incendiado e a juíza Carine Labres, alegando razões de segurança, realiza o enlace no fórum da cidade.


19 - No  Teatro Dante Baroni da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, no belo show em homenagem ao grande pajador Jayme Caetano Braun, espetáculo que integra a Semana Farroupilha Lupicínio Rodrigues e que teve no comando Paulo de Freitas Mendonça. A noite foi regada a muita emoção, poesia, pajada, música e encenações teatrais.

20 – Acontece em praticamente todas as cidades do Rio Grande do Sul as comemorações ao Dia do Gaúcho com desfiles, acampamentos, festivais, enfim, os amantes de nossas tradições se manifestaram de diversas formas para demonstrar seu civismo.

Em Porto Alegre, depois de diversos anos, o Desfile Temático foi cancelado mas a palavra que melhor definiria o desfile seria SUPERAÇÃO. Impedidos de sair na avenida com os vistosos carros em face da falta de patrocínio, milhares de participantes se fizeram presentes com muito garbo, mesmo de a pé, ao longo da Av. Beira Rio.    

28 – Acontece em Osório a Sesmaria da Poesia Crioula, o mais importante festival poético do Estado, em sua 19ª Quadra (edição). Foram vencedores:

1º Lugar Poesia: DOS MEMORIAIS DE UM TROPEIRO “Na Rota dos Maçambiques” de Luiz Lopes de Souza. A Melhor Intérprete foi Liliana Cardoso, os Melhores Amadrinhadores foram Mário Tressoldi e Mário Duleodato e o Melhor Tema “MAÇAMBIQUES”foi de autoria de Léo Ribeiro

OUTUBRO

02 – Neste dia, através de uma reportagem de ZH, o Rio Grande se emociona com uma prendinha que dança sobre cadeiras de roda na invernada do CTG de sua cidade.


Há quatro meses, a filha de Magno, Thaine Bittencourt (foto), de 7 anos, é o xodó da Invernada Mirim do DTG Porteira Aberta, de Dois Irmãos. Sem os movimentos da cintura para baixo, ela começou a dançar de cadeira de rodas incentivada pelos professores Anderson Cristiano Hack e Carla Luana Prates. Nos ensaios, que acontecem nas noites de sexta, ela é uma aluna aplicada:

05 – Acontece as eleições e, novamente, nenhum representante da cultura gaúcho saiu-se eleito. Vejam como foram alguns dos concorrentes ao pleito:

César Oliveira: 15.613 votos;
Luiz Marenco: 12.792 votos;
Gaúcho da Fronteira: 10.575 votos;
Beto Mayer: 1.828 votos.

16 – Acontece entre os dias 16 e 18 de outubro, em Canguçu a 28ª edição da Ciranda  Estudantil Nativista do RS, a CIENA, evento de suma importância para a preservação de nossas tradições pois busca valores no meio da juventude escolar. As apresentações ocorreram paralelamente no Cine Teatro e no Ginásio Municipal.

23 – Justiça americana decide que “Quem sabe Fazer Churrasco é Gaúcho” A rede de churrascaria brasileira "Fogo de Chão" ganhou, nesta terça-feira, um processo americano que garante ao restaurante o direito de levar, do Brasil para os EUA, seus churrasqueiros altamente especializados — ou “chefs gaúchos”, segundo o jornal The Washington Post. Segundo o processo, o conhecimento de tais profissionais são "adquiridos culturalmente" e, por isso, os americanos não podem realizar as tarefas com a mesma habilidade.

A decisão foi tomada pelo Tribunal Federal de Recursos do Distrito de Columbia (o distrito federal dos EUA). Com três juízes no júri, dois votaram a favor do Fogo de Chão e um votou contra.

25 – Acontece a 2ª Edição do Sinos da Poesia, de São Leopoldo. Foram vencedores:

Tema do Festival: (TAPERA) VELHAS TAPERAS, de Joseti Gomes. 1º Lugar Poesia: A ORIGEM DA PALAVRA de Adão Quevedo, o 1º Lugar Declamador foi para PAULA DANIELE STRINGHI e o 1º Lugar Amadrinhador coube a VINICIOS FREITAS

25 – Comemorações do aniversário do MTG no CTG Alexandre Pato, de Lagoa Vermelha, onde ocorreram Outorgas da OrCav, Homenagem à Rodrigo Moretto, Jantar,  Entrega dos títulos de Conselheiros Honorários, Entrega dos títulos de Conselheiros Beneméritos, Comenda João de Barro e Entrega das medalhas Barbosa Lessa

NOVEMBRO

01 – Ocorre a Primeira edição da Tertúlia da Poesia de Santa Maria. Saíram-se vencedores:

MELHOR AMADRINHADOR: Kayke Mello (Certas Coisas). MELHOR DECLAMADOR: Zeca Pereira (Desavença); MELHOR POEMA:A Boca do Monte Grande, de Moisés Silveira de Menezes; PREMIAÇÃO GERAL (Conjunto da Obra): Vozes do Maçambique, de José Luiz Flores Moró.

08 – Começa em Passo Fundo o XII Encontro Internacional de Bandoneon.

09 -  A música nativista perde um de seus maiores representantes neste domingo. Às 13h40min, morreu no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), o cantor Cesar Lindemeyer, 60 anos.

11 - Juan Daniel Isernhagen, um jovem gaúcho radicado em Camburiu mas que não esqueceu suas origens gaudérias, poeta, compositor, lança na Feira do Livro de Porto Alegre o ótimo romance campeiro intitulado Bagualles, obra de qualidade ímpar tanto no conteúdo quanto na parte gráfica.

14 - No dia de hoje, 14 de novembro de 2014, comemora-se 170 anos de um fato histórico, político e social de muita relevância dentro do movimento conhecido por todos nós como a Guerra dos Farrapos, ou seja, a Batalha dos Porongos.  Mesmo com todas as incertezas que permeiam 170 anos após este controvertido embate, grandes eventos estão programados para esta data, inclusive com excursões da Praça Central do município de Pinheiro Machado até o Sítio Histórico de Porongos, local onde ocorreu o famigerado embate. Além disto, foram programados diversos espetáculos, exposições artísticas e atividades culturais reverenciando a data histórica.

16 – Termina mais um ENART com vitória do CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha:

Modalidade: Danças Tradicionais Força A

5) CTG Lalau Miranda - Passo Fundo - 7ªRT
4) CTG Aldeia dos Anjos - Gravataí - 1ªRT
3) DTG Clube Juventude - Alegrete - 4ªRT
2) CTG Tiarayú - Porto Alegre - 1ªRT
1) CTG Rancho da Saudade - Cachoeirinha - 1ªRT

Modalidade: Danças Tradicionais Força B

5) GF Chão Batido - Ijui - 9ªRT
4) GDF Os Farroupilhas - Santo Angelo - 3ªRT
3) CTG Galpão da Boa Vontade - Palmeira das Missões - 17ªRT
2) CTG Gaspar da Silveira Martins - Ajuricaba - 9ªRT
1) CTG Tropeiro Velho - Panambi - 9ªRT

Grupo de Danças Mais Popular
CTG Ronda Charrua - Farroupilha

17 -  Acontece a realização do projeto Gaiteiros do Mundo. Em única apresentação no Auditório Araújo Vianna, sobem ao palco Richard Galliano, Luiz Carlos Borges, Renato Borghetti, Bebê Kramer, Luciano Maia, Edson Dutra, entre outros.

18 – Falecimento. A 17ªRt e o Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul comunicam o falecimento de um ente querido,  Conselheiro Benemérito do MTG, responsável pelo que é, hoje, o Movimento, Wilmar Winck de Souza, o Provisório.

21Festival Nativista Baqueria de Los Piñares. Vencedores:

Melhor Indumentaria: Carlos Eduardo Nunes;
Melhor Letra: Talvez a Imagens das Sombras de Everton Michels e Rômulo Chaves.
Melhor Interprete: Roberlei Sutil de Carvalho
Melhor Instrumentista: Jones Andrei Vieira Vieira
Musica Mais Popular: De Cruzar o Passo de Rafael Ferreira, Diego Miller e Mateus Alves.

1º Lugar: Em Busca de uma Flor, de Carlos Roberto Hahn e Leonardo Charrua

23 – Vencedores do 3º Canto de Luz, de Ijui:

1º lugar – Lunares da alma
Letra: Bianca Bergmam / Música: Zulmar Benitez / Intérprete: Francisco Oliveira

Melhor Intérprete – troféu Aderi Gamarra e Os Sulinos: Jean Kirchoff
Melhor Trabalho Poético – Lunares da alma
Obra Popular - Um Canto pra Vida / Letra: Lauri Bussler / Música: Lucas Bussler / Intérpretes: Pedro Brites e Vania Diel
Melhor Instrumentista – Karai Guedes
Melhor Arranjo Instrumental – No tempo das sesmarias
Melhor Arranjo Vocal –Da minha mãe missioneira
Letra: João Sampaio e Odenir dos Santos / Música: Jorge Guedes / Intérprete: Claudia Guedes

24 – Surge a informação que os pequenos Thomas (D), sete anos e Eduardo, 13 anos, encantaram os participantes  da vinheta de final de ano da Globo. Os Irmãos Machado (foto) foram os representantes do Rio Grande do Sul na gravação e, de quebra, deram entrevista para diversos programas da emissora.

25 – acontece no Auditório Araújo Viana, em Porto Alegre, o Segundo Grande Encontro. Trata-se de um show que neste ano estiveram presentes 53 artistas, onde foram apresentados os grandes sucessos dos Festivais Nativistas.

27 – Começa o 7º Encontro Internacional de Chamameceros, quando se apresentaram artistas de 4 Países do Mercosul. Idealizado pelo grande cantor Jorge Guedes no Clube Caça e Pesca, às margens do Rio Ijuí, entre os municípios de Cerro Largo e Rolador, de 27 a 30 de novembro. Também, em paralelo, aconteceu o 6º Manifesto, Canto e Poesia Nheçuana. O evento teve como tema: "A Alma da música latino-americana renasce às margens do Rio Ijuí”.

27 – Começa em Gravataí o 2º Aldeia da Canção Gaúcha

27 – Começa, em Gravatai o 19º Rodeio Internacional do Mercosul.

28 – Acontece na Gare da Viação Férrea, em Santa Maria, a XXII Tertúlia Musical Nativista e a I Tertulinha Musical Nativista. Vencedores:

RESULTADO

1º Lugar: Eu Sou a Voz / Letra: Juca Moraes / Música: Nilton Jr da Silveira / Intérprete: Maria Helena Anversa/Robledo Martins

Melhor Instrumentista - Mauro Silva
Melhor Letra - O Campo e o Moço de Rômulo Chaves
Melhor Intérprete - Paola Mattos
Música mais Popular - O Povo que Canta
Melhor Composição sobre Santa Maria - O Povo que Canta
Melhor Arranjo - Rodeio dos ventos – Grupo Mas Bhá
Troféu Origens ( Troféu oferecido pela RBS através do Galpão Crioulo)
Daiane Diniz com a música ” Santa Maria estou Voltando Pra ti”

29 – Chaqueño Palavecino, maior espetáculo da música folclórica argentina fez show no Clube Independente de Flores da Cunha – RS com participações especiais: Pablo Achával (folclore), Mirta Uguet (tango), Natália Damiani (piano), Os Gaudérios (dança).

29 – A finalíssima da oitava edição do Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo, realizada na cidade de Ibiraiaras, encerrou no início da madrugada deste sábado, 29, e teve o seguinte resultado:

Primeiro Lugar: LUMES DA COOPERAÇÃO/ Letra: Caine Teixeira Garcia / Música: Jean Kirchoff / Interpretação: Grupo Bah Q’Tri

DEZEMBRO

04 – Falece Vilmar Romera. Romera (foto) era natural de São Jerônimo, tem 73 anos, funcionário aposentado do Banrisul, radialista, ator, trovador e apresentador de programas “gauchescos”, entre eles “Mate Amargo” e “Tertúlia Crioula Ao Vivo” (Rádio Jornal do Comércio – 1977 a 1983), “O Caminho do Pampa” (TV Pampa – 1980 a 1983, e depois em 1988) e “Roda de Chimarrão” (Rádio e TV Difusora – 1984). Atualmente, apresentava o programa “Fogo de Chão” (Ulbra TV). 

Também era comandante da Cavalgada do Mar, o maior evento festivo de homens à cavalo do mundo, que conta com a participação de mais de 5.000 cavalarianos; integrante e fundador do grupo “Os Cavaleiros da Paz”.

07 – Premiados da 38ª Califórnia da Canção Nativa, de Uruguaiana:

A música "O Homem Dentro do Espelho", de Martin César e Pedro Guerra Pimentel, levou a Calhandra de Ouro, prêmio máximo da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana. Interpretada por Pedrinho Guerra e Cassiano Mendes, a vencedora recebeu também  os troféus de  melhor música linha livre, melhor arranjo, melhor melodia, melhor letra e melhor canção inédita.

O resultado:

Vencedora da Linha Livre:  O Homem Dentro do Espelho -  CALHANDRA DE OURO / Letra: Martin César / Melodia: Pedro Guerra Pimentel / Interpretação: Pedrinho Guerra e Cassiano Mendes

Vencedora da Linha Campeira:  Florzita de Campo Aberto / Letra: Sérgio Carvalho Pereira / Melodia: Kiko Goulart / Interpretação Kiko Goulart e Quarteto Coração de Potro

Vencedora da Linha de Manifestação Riograndense: Piratas da Chalana / Letra: José Luiz Vilella / Melodia: Cleber Soares

Melhor Canção Inédita: O Homem Dentro do Espelho.
Mais Popular: Nas Munhecas da Catala
Autores: João Sampaio/Silvestre Araujo/Renato Fagundes

Melhor Letra: O Homem Dentro do Espelho.
Melhor Melodia:  O Homem Dentro do Espelho.
Melhor Intérprete:  Kiko Goulart -  Florzita de Campo
Melhor Instrumentista:  Rodrigo Maia
Melhor Conjunto Vocal:  Xote do Tempo Perdido
Melhor Conjunto Instrumental: Pepe Caravana
Melhor Arranjo: O Homem Dentro do Espelho.

09 – Devido as ocorrências no Rodeio Internacional do Mercosul, em Gravataí, onde as animosidades entre algumas entidades chegaram as vias de fato, em pleno palco de apresentação das invernadas artísticas, sendo necessária, inclusive, a intervenção policial, quatro Centros de Tradições foram suspensos preventivamente pelo MTG. As instituições são de Porto Alegre, Cachoeirinha, Gravataí e Campo Bom.

Segundo o Presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Manoelito Savaris, é preciso dar o exemplo para que a sensação de impunidade não incentive novos atos de violência.

17 – São apontados os vencedores do Troféu Antonio Augusto Ferreira, uma promoção do Blog do Léo Ribeiro que visa homenagear aos melhores do ano na seara da poesia em uma somatória de pontos dos diversos festivais do gênero. 

Vencedores:

POETA
  LUGAR: Cristiano Ferreira (7 pontos)
12º Bivaque (3 Pontos)
7ª Querência da Poesia (1 ponto)
5ª Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula (3 pontos)

DECLAMADOR(A)
  LUGAR: Liliana Cardoso (6 pontos)
7ª Querência da Poesia (3 pontos)
Sesmaria da Poesia Gaúcha - 19ª Quadra (3 pontos)

AMADRINHADOR
1º LUGAR: Cláudio Silveira (6 pontos)
12º Bivaque (3 pontos)
XVI Pealo da Poesia Campeira (3 pontos)

18 – Tombamento de prédio histórico. O Vereador de Porto Alegre Bernardino Vendruscolo consegue aprovar seu projeto de Tombamento do prédio que foi sede do Grêmio Gaúcho, primeira entidade tradicionalista que se tem notícia. Caso o prefeito sancione o projeto, a idéia é criar ali o Museu do Gaúcho.

19 - O governador eleito, José Ivo Sartori, anuncia o cantor Vitor Hugo como o escolhido para assumir a pasta da Secretária da Cultura, um importante órgão em se tratando de tradição gaúcha. 

(Se compartilharem matérias deste blog, será um prazer. Mas não deixem de citar a fonte)