RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

terça-feira, 23 de setembro de 2014

COMO DIZ O MANO LIMA:


- "TEMO" APRENDENDO, "TEMO" ENSINANDO...


A convite da FUNDARC, da Prefeitura de Gravataí, e por intermédio de meu amigo Rogério Bastos, estive nestas comemorações farroupilhas, em duas oportunidades, ministrando palestras sobre poesia nesta cidade que tanto cultua as tradições do Rio Grande. A primeira (palestra) ocorreu no CTG Aldeia dos Anjos, um modelo de entidade e que já foi motivo de uma postagem especial aqui neste blog. 

A segunda oficina aconteceu no CTG Laço de Embira localizado em uma vila não muito longe do centro, e lhes conto: - Que satisfação! É um Centro de Tradições simples, de gente humilde, mas de um devotamento e um respeito muito grande para com as nossa cultura. Minha afinidade com aquele pessoal foi tanta que fiquei de retornar para mais uns dedos de prosa.

O que posso dizer é que estes bate-papos, estas trocas de manifestações, servem de ensinamentos não só para eles mas muito para mim, também. É bonito e útil ver o que pensam essas pessoas, de crianças a adultos, de diversas regiões do Estado.

E que coisa boa poder levar até esta piazada um pouco da memória de Aureliano, de Jayme, de Apparício, de Vargas Neto e tantos outros. Poder mostrar como se estrutura um verso, um conto, uma prosa. Sabe-se lá quantos escritores, letristas e poetas não poderemos estar iniciando nestes encontros!?

Só tenho a agradecer por estes momentos. Gracias, Fernanda Fraga, da FUNDARC.