RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

BALANÇO DO ACAMPAMENTO



Acampamento Farroupilha de 2014 recebe 1 milhão de pessoas


O Acampamento Farroupilha, edição 2014, recebeu pelo menos 1 milhão de pessoas. O cálculo é da equipe de organização do evento, a partir do público presente nas atividades culturais, campeiras e também nas oficinas realizadas entre os dias 7 e 20 de setembro. O dia de maior movimento foi o 20 de setembro, quando aproximadamente 180 mil pessoas circularam pelo parque. Estima-se que parcela expressiva deste público tenha se constituído de participantes e espectadores dos desfiles cívicos, temático e tradicionalista, que aconteceram pela manhã na Av. Edvaldo Pereira Paiva.

Um dos destaques das atividades do acampamento foi a Ciranda Escolar, que atendeu no total 17 mil crianças. As atividades artísticas, com como dança, declamação, chula, musical, oficinas de dança e brincadeiras, bem como contação de histórias e teatro - todas com temas que enalteceram a cultura gaúcha - atraíram o público de mais de 100 escolas. Municípios como Porto Alegre, Viamão, Osório, Gravataí, Alvorada, Guaíba, Canoas, Roca Sales marcaram presença na atividade, com alunos do ensino primário e fundamental e também com necessidades especiais.

O cheirinho característico e permanente de churrasco do Parque Harmonia confirma nas estatísticas o sucesso da gastronomia gaúcha. Somente de costela foram assadas 35 toneladas, nos mais de 350 piquetes e restaurantes espalhados pelo parque.

Segundo o presidente do MTG, Manoelito Savaris, a avaliação quanto ao Acampamento Farroupilha 2014 é positiva, com destaque para a qualidade da segurança, realizada pela Brigada Militar, Polícia Civil e empresa particular contratada. ‘Não tivemos nenhuma ocorrência grave no período de atividades, garantindo assim tanto aos acampados como ao público um ambiente tranquilo e propício para a integração e convivência, cultivando nossas tradições”, afirma.

As oficinas e atividades abertas do projeto Turismo de Galpão, que permitiram aos visitantes do Acampamento Farroupilha vivência direta com as manifestações, hábitos e costumes dos gaúchos em 53 piquetes, tiveram a participação de 1,1 mil pessoas até as 15h deste domingo, 21, último dia do evento. As oficinas de gastronomia, de chimarrão e de danças gaúchas foram as mais procuradas. O número dessa edição supera os 400 participantes da grande festa da cultura gaúcha de 2013 e os cerca de 800 turistas brasileiros e estrangeiros que integraram as atividades oferecidas pelo projeto durante o Acampamento Extraordinário da Copa 2014.

O Galpão da Hospitalidade, a Secretaria Municipal de Turismo recepcionou 21.260 pessoas, das quais 76% gaúchos de 40 cidades do Rio Grande do Sul, 21% turistas de 20 estados brasileiros e 3% visitantes estrangeiros, de 20 diferentes nacionalidades. Estiveram no parque pessoas da Colômbia, México, Japão, Estados Unidos, Peru, Palestina, Chile, Bolívia, França, Portugal, Argentina, Uruguai, República Tcheca e outros países.

Atenciosamente,

Sandra Z. Veroneze

Pragmatha Laboratório de Ideias & Gestão de Projetos
Sandra.veroneze@pragmatha.com.br
Twitter: @sandrazveroneze
www.pragmatha.com.br
51 3573 3455 / 9370 0619