RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

quarta-feira, 30 de julho de 2014

PAJADOR ALÉM FRONTEIRAS


 Mendonça (a direita) com improvisadores de Marrocos e Argentina.

O pajador Paulo de Freitas Mendonça viaja nesta quinta-feira pra a cidade de Medelin, na Colômbia para participar da comissão avaliadora do 10º Festival Nacional de Trovas. Mendonça também vai ministrar duas oficinas para os improvisadores daquele país. 

Ele retorna dia 06 de agosto para apresentar o Ronco do Bugio em São Chico de Paula e já na semana seguinte embarca para mais uma viagem internacional. Desta feita, vai para Argentina, participar do Encontro de Pajadores da cidade de Herrera, em Santiago del Estero, no dia 17 de agosto. 

Totalmente recuperado do enfarto que sofreu em final de abril, o pajador recomeça suas andanças, levando o verso improvisado gaúcho além fronteiras. Reconhecido no meio artístico internacional, especialmente da poesia oral improvisada, Mendonça tem confrontado versos com importantes improvisadores de diversos países. Desta feita vai avaliar um festival nacional noutro país, com idioma diferente do seu, o que demonstra seu reconhecimento e o respeito por sua arte fora das fronteiras brasileiras.

Sucesso na empreitada, meu amigo velho, e proseamos no Ronco.