RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

domingo, 27 de julho de 2014

EU ANDO NA FALTA



Eu ando na falta de um chibo dos buenos, 
cuspir o veneno de um mate no chão,
virar um golito de canha pro santo
sentir os encantos de um velho fogão.

Rever os amigos de prosa e risadas.
contar das queradas dos tempos de moço,
trocar a gravata de nó apertado
por um "encarnado" rodeando o pescoço.

É da forma dos versos acima que eu me sinto ao bombear as fotos desta que foi uma das minhas últimas cavalgadas de verdade e que eu, ao lado do Agnel Pacheco, era um dos comandantes.

Foi a chamada Cavalgada dos Bertussi, donde saímos de São Chico de Paula com cento e tantos cavalarianos, entre homens, mulheres e crianças, para, após dois dias e meio de andanças, chegar cantando "São Francisco é Terra Boa" em São Jorge da Mulada, na Criúva, em Caxias do Sul, no Memorial aos Irmãos Bertussi.

Mas que cavalgada... Benza Deus.

Na foto abaixo, sob os olhares do saudoso Nilson Monarca, o Zé Gaúcho entrou de acavalo no bolicho. Oiga-lê Rio Grande velho....