RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

terça-feira, 22 de abril de 2014

MORRE HELENO GIMENEZ



Me parece que está faltando um pouco de alegria e boa música no céu. No domingo foi Xiruzinho, hoje, Heleno Gimenez. Segundo as primeiras informações Heleno Gimenez faleceu por voltas da 19 hs no Hospital Nossa Senhora das Graças, onde estava internado. Mais informações serão prestadas posteriormente. Nos resta lamentar a perda deste músico de extrema sensibilidade e por quem seus colegas tinham um grande carinho.

Aqui, alguns tópicos de uma resenha de sua vida, feita pelo próprio Heleno:

- Minha ligação com a música começou ainda menino, por influência de minha Mãe, dona Helena, que era compositora e aprendia violão com um professor chamado Alan.

- Tenho prazer em dizer hoje que, quando jovem, acompanhei Leno e Lilian, Jerry Adriani, Ari Sanches, Adriana e Martinha.

- Seguíamos, como todos os outros grupos jovens, o caminho do rock instrumental internacional dos gruposThe Ventures, The Shadows, e dos nacionais The Jet Blacks, The Jordans e Os Incríveis. O repertório era quase o mesmo de todos os conjuntos dessa época: The Jetsons, The Silvers, The Cleans, Os Bárbaros, Os Gatos, The Sailors, The Falcons, Os Galgos e muitos outros que fizeram nome nas tão famosas reuniões dançantes. Iniciavam o baile ao som de: O Milionário, Blue Star, Apache, Tema para Jovens Enamorados... O transporte era feito em Kombis alugadas, e numa única noite tocávamos em vários clubes, sendo uma ou duas horas de apresentação em cada entidade social.

- Antes de ir com meu grupo para Tramandaí, eu e Maria de Fátima já ensaiávamos um namorinho. O meu grupo havia terminado, então convidei três amigos do meu bairro: Carlinhos (bateria), Jorge (contra-baixo), Tuca (guitarra) e formamos para acompanhar a Maria de Fátima o grupo MF4 (Maria de Fátima e os 4), e começamos a nos apresentar em vários clubes, festas e em reuniões dançantes. Fomos convidados por Glênio Reis a participar dos shows que ele apresentava, superlotando o antigo cinema Cacique (hoje um estacionamento na Rua dos Andradas).


- Em março de 1969 casei com Maria de Fátima. Em junho deste mesmo ano meu Pai partiu antes do combinado. Então parei com a música e fui trabalhar no mercado público, no bar que ele havia deixado. Sete anos passaram e eu, Maria de Fátima, Sérgio e Duda formamos o primeiro grupo Tempero.

- Participamos de vários festivais, gravamos com outros grupos o LP "Som Grande do Sul", montamos um terno de reis a pedido de Barbosa Lessa e Paixão Côrtes, implantamos os polos culturais (projeto da SEC), viajamos tocando pelo interior do RS, nos apresentamos em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Fiz parte também dos Cantores dos Sete Povos, o grupo de Telmo de Lima Freitas e Edson Otto. Me tornei parceiro de Barbosa Lessa, Hilário Retamozo, Hercules Grecco, Dirceu Abrianos, Júlio Rodrigues, Nilo Brum, Jaime B. Carlos, Vaine Darde, Jorge Rodrigues e outros. Resolvemos terminar com o Grupo Tempero e eu segui acompanhando Maria de Fátima, que adotou o nome astístico de Fátima Gimenez.

- Considero que a minha maior contribuição para a música gaúcha seja a canção "Cabo Toco", vencedora da 5ª Vigília de Cachoeira do Sul, de minha autoria em parceria com Nilo Brum. Esta canção conta a história verdadeira de uma mulher que lutou a favor do governo nas revoluções de 1923 e 1932, onde enfrentou Honório Lemes e Zeca Neto.

- Meu casamento com Fátima Gimenez durou 28 anos, e nada tenho a reclamar, só posso agradecer à Deus. Temos 3 filhas lindas e afinadíssimas: KÁTIA, ADRIANA e ANA PAULA, que nos deram netos mais lindos que elas.

- Depois, fui ser guitarrista de Jader Moreci Teixeira, o Leonardo, compositor de "Céu, Sol, Sul, Terra e Cor". Já éramos amigos desde 1976 e nossa amizade se fundamentou mais ainda pelos anos em que tocamos juntos. Estive com ele até o dia de sua morte, pois éramos o conficionário um do outro, e com ele aprendi uma frase que vou levar comigo como lema até ofim da minha vida: "O MAIS DIFÍCIL É FAZER O SIMPLES"