RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quinta-feira, 24 de abril de 2014

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA




“CARRETAS DO PAMPA" mostra tradição do Carro de Boi


Por: Leonardo Leal

Um dos tradicionais encontros gaúchos que reúne cerca de 4 mil participantes em 250 carros de bois no Morro Agudo em Gravataí (RS) foi retratado pelo fotógrafo Antenor Tatsch Junior e pode ser visto na exposição fotográfica “Carretas do Pampa de Gravataí” durante a feira Minas Tchê, que acontece na Acrópole, em Uberlândia. Ao todo são 30 painéis de 50 cm por 80 cm em preto branco e a cores.

 Antenor Tatsch Junior especializou-se em retratar a cultura gaúcha e os carros de boi 
(Foto: Cleiton Borges)

Tatsch acompanhou a partida e o trajeto dos integrantes nos carros de boi que se encontram na zona rural de Gravataí ao meio-dia e fazem o percurso de 5 km até o Morro Agudo. “Ao chegarem no local, as famílias tiram a canga dos bois, se encontram e fazem o tradicional churrasco no fogo de chão”, afirma o fotógrafo.

As imagens retratam a viagem nos os detalhes dos participantes em trajes típicos e os costumes envoltos nessa jornada. “A exposição é uma forma de retratar a tradição do carro de boi que se mantém viva, como também a cultura do churrasco e do chimarrão”, diz. Tradicionalmente, o encontro acontece em um fim de semana, definido no ano corrente, do mês de novembro, há 28 anos.

Com 30 anos de profissão, Tatsch disse que se especializou em retratar a cultura gaúcha há 8 anos. Ele tem fotografado as danças, as competições de tiro de laço, as cavalgadas e as paisagens dos pampas.

MUSEU
Os instrumentos apresentados nas fotografias da exposição, como celas, berrantes, boiadeiras, chicotes, arreios e tosquiadora também estão à mostra no “Museu do Gaúcho” e podem ser conferidos pelo público na Minas Tchê. “Destes 38 itens em exposição, alguns são usados até hoje como a guampa de canha, que armazena a cachaça”, afirma Tatsch.

SERVIÇO
A exposição Carretas do Pampa de Gravataí pode ser conferida até domingo (27) na feira Minas Tchê, de terça a sexta-feira das 16h às 23h; sábados e domingos das 12h às 23h, na Acrópole: rua José Rezende, 4.090 – Custódio Pereira. Ingressos a R$ 6.