RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
O MELHOR LUGAR DO MUNDO É AONDE VOCÊ ENCONTRA A PAZ - Gravura: Aldo Chiappe

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

QUEM GANHA ESTA PENDENGA?


FAÇAM SUAS APOSTAS...


Quando um cartunista, como eu, realiza seu trabalho, precisa dosá-lo com ironia, humor, algum exagero e uma pitada bem boa de verdade.

No cartun acima, tento expressar a eleição que ocorrerá neste fim de semana para Presidente (porque não Patrão, se é uma entidade tradicionalista e não um clube social?) do MTG.

O exagero está em mostrar que Paulo Souza, atual Presidente e Manoelito Savaris estão brigando por um osso. Longe disto. Mas o que levou-me a ter esta ideia? Os próprios concorrentes! Sim, pela forma que vêm conduzindo a campanha. Eu diria, num segundo sentido, que é briga de cachorro grande.  

Nunca, em outros tempos, vi uma eleição tão acirrada, de ânimos tão exaltados, de disque-me-disque, de "eu fiz isto, tu fez aquilo"... Quem acompanha o pleito sabe do que me refiro. A cisão ocorreu, fortemente.

Espero (e todos esperam) que, quem ganhar a presidência, não faça do Movimento Tradicionalista Gaúcho um meio de exalar suas vaidades pessoais, um trampolim político-partidário. Que o vencedor não queira reinventar o Movimento com cartilhas, regras, mandamentos. O M.T.G. nasceu pronto, era só conservá-lo. É aquele belo projeto apregoado por Barbosa Lessa, por Glaucus Saraiva, por Paixão Côrtes, por Hugo Ramirez, por Manoelito de Ornellas, por Cyro Dutra Ferreira, por Guilherme Schults Filho, por Hélio Moro Mariante, enfim, pela CARTA DE PRINCÍPIOS.

Fiquemos, pois, nesta expectativa de um regresso ás origens..

Deixando os cartuns de lado, e para que nossos leitores saibam quem é quem, postamos a seguir uma matéria do Jornal Eco da Tradição, órgão oficial do M.T.G., sobre os concorrentes: