RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

O QUE MUDA APÓS O 61º CONGRESSO?




Terminado o 61º Congresso Tradicionalista Gaúcho, se me perguntassem o que muda a partir de tal evento eu responderia que - muito pouco, ou quase nada. O Movimento está estruturado e segue uma linha quase reta, sem grandes volteadas.

Antes de mais nada é necessário frisar que não acompanhei o Congresso. Estava no belo e vizinho Estado de Santa Catarina para uns compromissos familiares (a Tia Eva, irmã de minha mãe, completou oitenta anos de idade - aproveito a oportunidade para mandar um abraço a toda minha parentada que lá estiveram). Mas voltando ao assunto Congresso:

Como disse, não participei, até porque não sou vinculado a entidade. Contudo, pelo que li (e pelas reportagens enviadas pelo Rogério Bastos) de tudo o que foi debatido e aprovado, o que considero de mais fundamento é o Tema Anual para 2014: 

"Preservando o passado, construindo o futuro. MTG em defesa do patrimônio histórico e cultural do RS" (apresentado pelos jovens Lucas Almeida e Mari Ana Diniz, da 5ªRT.)

Todos que me conhecem sabem do meu pensamento e da minha luta, só com o cabo da faca, pela preservação do patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul. E aí entra revitalização de monumentos, construção de novos memoriais como o Monumento Aos Lanceiros Negros, troca de locais de alguns monumentos esquecidos e sujeitos a depredação como o Gaúcho Uruguaio, escondido ali no Parque da Redenção, uma melhor localização dentro do Parque da Harmonia para a   estátua do Jayme Caetano Braun, criação de um Museu do Gaúcho, Museu da Música Regionalista, enfim, tantos atos que realmente ajudem a resguardar lugares e momentos históricos de nosso Rio Grande.  

Só espero que este Tema Anual, não seja coisa para inglês ver, como aconteceu no ano de Combate a Corrupção, onde não vi mais do que a edição de um pequeno livreto sobre o assunto que assola o pais e que o M.T.G poderia ter, como entidade agregadora que é, uma participação muito maior.

Em relação ás eleições, todos sabem que sou a favor da renovação. Portanto, gostaria de ver como se sairia Paulo Souza. Quanto a Savaris, é o tipo que pessoa que tem os que amam e os que odeiam. Não há um meio termo. Mas vamos esperar para ver o que acontece.

Sucesso a todos.