RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

TAPADO DE MACEGAL - UMA VERGONHA!



Antes de ontem, dia 11 de setembro, comemorou-se a Proclamação da República Riograndense, fato que ocorreu um dia após a famosa Batalha do Seival onde a Primeira Brigada de Netto, com 400 homens atravessa o Arroio Seival e encontra as tropas de Silva Tavares (560 homens) sobre uma coxilha. Era a tarde de 10 de setembro de 1836. Observam-se por minutos, e Silva Tavares desce a coxilha em desabalada carga. Neto ordena também a carga de lança e espada, sem tiros. As forças se encontram em sangrento combate. Silva Tavares foge e seus homens são derrotados. Os farrapos ficam quase intactos, enquanto do outro lado há 180 mortos, 63 feridos e 100 prisioneiros.  

Neste local tão importante para a história de nosso Estado o MTG mandou erguer um memorial em homenagem ao fulgurante entreveiro vencido pelos farrapos. 

Pois nosso amigo e parceiro Jairo Reis, produtor cultural e comunicador da Rádio Rural, nos envia o flagrante acima mostrando em que estado encontra-se tão importante marco histórico. Como os leitores do blog podem ver, tapado de macegal. Um verdadeiro descaso para com nossa própria memória.

Então eu pergunto: Custava pagar uns 50 mil réis para um peão ir lá, todo o mês, meter um gadanho, descer uma foice, plantar uma grama na volta, passar uma brocha de cal?

Com a palavra a prefeitura e as entidades tradicionalistas locais.