RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

OS FARRAPOS, SÃO OS VILÕES DA HISTÓRIA!


 
 Os negros sempre foram (e continuam sendo) oprimidos no Brasil.
Mas, segundo alguns, os farrapos são os grande vilões por não conseguirem a sonhada abolição.

Nossa postagem de ontem, intitulada ATÉ QUANDO ESTE “CHORORÔ”?, bateu todos os recordes de acesso em 24 horas. Sucesso absoluto.  Dezenas de “chasques” chegaram com parabéns por nossa colocação contrária àqueles que indignam-se com os festejos farroupilhas. Não é esse nosso objetivo, mas isto prova que não estamos solitos nesta empreitada.

De Passo Fundo, nosso amigo e colaborador Hilton Araldi nos enviou mais três matérias contundentes de professores universitários, sociólogos e jornalistas, todas atacando os farroupilhas. Esses três personagens já são figurinhas carimbadas e não merecem nem ao menos terem seus nomes citados.  

A alegação (ou o chororô) é a mesma. Não aconteceu a sonhada separação e não libertamos os escravos e, portanto, devíamos enfiar a viola no saco e esquecer de tudo, até de que somos gaúchos, ou seja, os farrapos são os vilões da história!

Não entram em detalhes. Não falam que resistimos por 10 anos contra um império, peleando com menos homens, menos dinheiro, menos armamentos, menos tudo... ou melhor, mais valentia! Mas não, como disse, os farrapos são os grandes vilões da história!

Não falam que os generais abolicionistas Bento Gonçalves da Silva e Antônio de Souza Netto, por não concordarem com os termos de paz onde Caxias, a mando do Império, não queria a libertação dos escravos, não participaram das negociações e saíram para as bandas do Prata com o maior número de soldados negros possíveis.    

Culpam os farrapos por não realizarem uma abolição que só veio a acontecer no Brasil quase meio século depois. Que a libertação das pessoas de cor só ocorreu nos progressistas Estados Unidos em 1865 (vinte anos após o término da Guerra dos Farrapos) a custa de 970 mil vidas (Guerra da Secessão). Que 5% da população branca da África do Sul, até pouco tempo, praticava as maiores atrocidades contra toda uma raça negra. Mas não! Os farrapos tinham que ter libertado seus lanceiros (que na verdade o foram, pois participaram, logo em seguida, da Guerra do Paraguai).  

Vamos ser conscientes e assumir que a Lei Áurea foi apenas um ato simbólico. Não fosse assim não teríamos a necessidade de mais leis para dar amparo aos negros contra discriminações raciais, cotas nas faculdades.... Falando em faculdade, que este professor universitário passofundense olhe para o lado e diga quantos colegas negros ele tem. Que este assessor parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado, um fanfarrão, antes de falar dos gaúchos, conte nos dedos (de uma das mãos) quantos representantes negros nós temos na câmara estadual. Que expliquem porque um negro, cumprindo a mesma função, ganha menos do que um branco.

Então, caros senhores, que nada fazem por nossos "Lanceiros Negros" de hoje, que não alforriam suas próprias consciências, vamos parar de demagogia, de hipocrisia, de responsabilizar nossos antepassados por atos que até agora se sucedem, em tempos de paz.

Léo Ribeiro