RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Nosso reconhecimento a Rede Globo e demais emissoras que ocupam horários nobres de suas grades para solicitação de ajuda ao nosso Estado. Na foto Luciano Huck com o bombeiro Damião em frente de sua casa, em Canoas. Sua esposa e seus filhos estão em abrigos e ele trabalha, praticamente sem dormir, salvando vidas.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

PROJETO AQUECIMENTO CÊNICO




Há sete anos surgiu no Rio Grande do Sul um projeto que trazia como proposta oferecer às invernadas de danças de nossos CTGs um trabalho voltado especificamente ao desenvolvimento da interpretação, à expressividade facial e corporal. Os grupos de danças estavam se qualificando e não cabiam mais apenas aqueles conceitos que aprendemos sobre “sorrir, cantar e olhar para o par”. A interpretação buscava na raiz do histórico de cada dança a origem de cada movimento e um aprimoramento técnico se fazia necessário. 

Então, em agosto de 2006, por solicitação de um grupo de danças de Canoas, os declamadores Leandro e Fabi Araújo, então atores do Núcleo de Pesquisa em Teatro e História da ULBRA/Canoas, organizaram uma rotina de exercícios cênicos que fez com que o grupo enxergasse a interpretação com outros olhos. Nascia aí o Projeto Aquecimento Cênico. E não pararam mais. 

Já foram mais de quatro mil pessoas que passaram pelo projeto. O Aquecimento Cênico esteve em 44 cidades gaúchas, além de ter ido ao Mato Grosso trabalhar com um grupo de lá. No desenvolvimento do trabalho, a equipe que já conta com cinco pessoas, leva uma sequência de quase cinco horas de exercícios práticos, adaptados do teatro, para atender as necessidades do universo dos grupos de danças gaúchas. Segundo Leandro de Araújo, “a experiência com o Aquecimento Cênico, para dar certo, tem que ser transformadora e o grupo que conclui o trabalho tem que ser diferente do grupo que começou”. Durante quatro horas e meia, pelo menos, os integrantes passam por uma torrente de emoções, onde experimentam a alegria, a ira e o amor. Riem, choram e se surpreendem.

O sucesso do projeto foi tão grande, que outros grupos, não necessariamente ligados ao tradicionalismo, têm procurado a equipe e suas técnicas. Segundo Fabi Araújo, pedagoga empresarial, “as empresas valorizam muito mais a inteligência emocional e a capacidade de adaptação do funcionário do que simplesmente o conhecimento técnico, e o Projeto Aquecimento Cênico acaba trabalhando isto de uma maneira prática e prazerosa”.

Quem quiser saber um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pelo Projeto, pode fazê-lo por e-mail para aquecimento@aquecimentocenico.com.br ou então pela fanpagewww.facebook.com/aquecimentocenico, onde pode encontrar fotos, vídeos e depoimentos de quem já participou, além de poder interagir com o pessoal da equipe e tirar dúvidas.