LANÇA REGULAMENTO
Em reunião no dia 20 de agosto, na Prefeitura Municipal de
Vacaria-RS, estiveram reunidos membros da Comissão Organizadora do
festival nativista Baqueria de Los
Pinares, para decidir rumos do evento. Eis, abaixo, alguns tópicos principais
do Regulamento.
FRAGMENTOS DO REGULAMENTO DO
VIII FESTIVAL NATIVISTA BAQUERIA DE LOS
PIÑARES
I - DOS OBJETIVOS
Art. 1°- A Prefeitura Municipal de Vacaria promove, por
intermédio da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer – em âmbito
nacional, o festival Nativista Baqueria de los Piñares, com os seguintes
objetivos básicos...
II - DA ORGANIZAÇÃO
Art. 2° - O Festival Nativista "Baqueria de los
Piñares" é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e
Lazer de Vacaria.
III - DO CONCURSO DE CANÇÕES
Art. 3° - O Festival Nativista " Baqueria de los Piñares"
é um concurso de canções inéditas e originais, não podendo concorrer
composições que já tenham sido gravadas ou editadas.
§ 1° - Considera-se inédita, para o concurso, a composição
poético-musical que não tenha sido objeto de comercialização pública.
§ 2º - Entende-se por original a música não plagiada de
outra já existente.
Art. 6º - Cada intérprete poderá defender no máximo duas
canções e cada instrumentista poderá subir até três vezes no palco.
Parágrafo 1.2:Quanto a etapa Municipal á realizar-se no dia
22 de Novembro de 2013 no CTG Rancho da Integração só poderão ser inscritos
músicos que comprovem residência no Município de Vacaria.
Parágrafo 1.3: Não é necessário que autores de Letra e
Melodia sejam naturais do Município de Vacaria.
IV – DAS INSCRIÇÕES
Art. 7º - As inscrições da Etapa Municipal e Nacional
estarão abertas no período de 21 de Agosto de 2013 á 18 Outubro de 2013. (Valendo
a data de postagem).
Art. 9º - Cada concorrente e/ou autor poderá inscrever
somente uma música por ficha, de acordo com o art. 3º.
Art. 10º - As inscrições deverão ser enviadas em envelope
fechado para Secretaria Municipal de Cultura,Esporte e Lazer, Rua Ramiro
Barcelos 915,Centro,Vacaria –RS ,CEP : 95200-000
§ único - O envelope referido neste artigo deverá conter
obrigatoriamente:
- Ficha de inscrição preenchida:
- CD contendo a música gravada;
- 07 cópias datilografadas (digitadas) da letra e
rubricadas pelos autores responsáveis; Documentação exigida :
Fotocópia da Carteira de Identidade
Fotocópia Cartão CPF e numero do PIS- PASEP
V - DA SELEÇÃO E JULGAMENTO
Art. 11° - A Comissão de Seleção e Julgamento é composta de
cinco membros, contando com pessoas de conhecidos dotes para criação
poético-musical, análise ou crítica, e que se atém às normas constantes neste
Regulamento.
§ 1° - A Comissão Organizadora divulgará a relação das
canções classificadas no site: www.vacaria.rs.gov.br e na imprensa escrita e
falada.
§ 2° - O processo de triagem das duas etapas será realizado
no dia 30 de Outubro de 2013. Os concorrentes da etapa Municipal subirão ao
palco no dia 22 de Novembro de 2013 (10 canções) cujas composições forem
classificadas pela Comissão de Seleção e Julgamento, irão defender suas canções,
onde serão classificadas as musicas (1º e 2º Lugar) para a final do dia 24.
Os concorrentes da etapa Nacional subirão ao palco no dia 23
Novembro de 2013 (14 canções). Será determinado pela comissão organizadora á
ordem de apresentação dos dias, 22,23 e 24 de Novembro de 2013, que fará o
comunicado aos respectivos músicos.
As apresentações iniciarão ás 20h na sexta e no sábado e ás
14horas no dia 24 de Novembro (Domingo).
No dia 24 de Novembro de 2013 subirão ao palco as 8 canções
classificadas da etapa nacional somadas,ao 1º e o 2º lugar oriundos da etapa
Municipal.
Art. 12° - As 14 canções classificadas para a Etapa Nacional
somadas as duas canções oriundas da etapa Municipal ,serão incluídas no CD
Festival Nativista Baqueria de los Piñares.
VII - DA APRESENTAÇÃO
Art. 15º - As apresentações ocorrerão no CTG Rancho da
Integração.
Art. 16º - A ordem de apresentação das 14 canções
pré-classificadas para a Etapa Nacional será decidida e comunicada pela
Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer.
Art. 17º - A passagem de som dos concorrentes será no dia da
apresentação em horário preestabelecido pela Secretaria Municipal de Cultura
Esporte e Lazer, cabendo a cada concorrente o tempo máximo de 15 minutos.
OBS: SERÁ PENALIZADA COM 20%DA AJUDA DE CUSTA A MUSICA QUE
NÃO RESPEITAR O HORARIO DA PASSAGEM DE SOM.
Art. 18º - Cada concorrente deverá obedecer ao limite de 10
minutos, sendo 5 minutos para a montagem e desmontagem de equipamentos e 5
minutos para a execução da música.
Art.19º - Todos os concorrentes, intérpretes e músicos,
deverão subir ao palco trajando obrigatoriamente, a indumentária típica do
gaúcho. Poderão ser usados no palco todos os tipos de instrumentos e os ritmos
deverão ser aqueles tradicionais. Não será permitido o uso de camisetas,
pochetes e assemelhados. É terminantemente proibido o uso de brinco no palco.
Todas as composições que forem apresentadas no palco deverão
ter no mínimo 03( três) participantes e no máximo 07 (sete).
VIII - DA PREMIAÇÃO
Art. 20º - Os prêmios instituídos pelo Festival Nativista
Baqueria de los Piñares quanto a Etapa Nacional:
1) Troféu para canção vencedora + R$2000,00
2) Troféu para a canção classificada em segundo lugar +
R$1000,00
3) Troféu para a canção classificada em terceiro lugar +
R$500,00
4) Troféu para a musica mais Popular +R$500,00
5) Troféu para o melhor Instrumentista + R$300,00
6) Troféu para o melhor Intérprete Vocal + R$300,00
7) Troféu para o melhor Letra + R$300,00
§ único – Os valores dos prêmios serão pagos após a apuração
dos resultados.
Os prêmios instituídos pelo Festival Nativista Baqueria de
los Piñares quanto a Etapa
municipal:
1) Troféu para canção vencedora – Classificação para a final
da etapa Nacional
2) Troféu para a canção classificada em segundo lugar
–Classificação para a final da etapa Nacional
1)Troféu para canção classificada em primeiro lugar
2) Troféu para canção classificada em primeiro lugar
3) Troféu para a canção classificada em terceiro lugar
4) Troféu para a musica mais Popular;
5) Troféu para o melhor Instrumentista
6) Troféu para o melhor Intérprete Vocal
7) Troféu para o melhor Letra
• Ajuda de custo referente a etapa nacional fica estipulado
o valor de 1.000,00 (Hum mil e reais).
• A ajuda de custo será recebida desde que sejam encaminhados
os documentos solicitados pela Organização do Festival até o dia 08 de Novembro
de 2013.
• Documentação exigida :
• Fotocópia da Carteira de Identidade
• Cartão CPF e numero do PIS- PASEP.
Art. 25º - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão
Organizadora.
Raul Bittencourt-54/99694982 ou Leonardo Zamboni-
54-9923-6960.