RETRATO DA SEMANA


domingo, 23 de junho de 2013

FIFA NORMATIZA O CHURRASCO


"Chamuscado" de ironia, o leitor de nosso blog Rui Gressler nos manda um texto sobre seu churrasco dominical e as permissões que o povo brasileiro submete-se ante as normatizações da FIFA, em virtude da Copa das Confederações e a futura Copa do Mundo. Esse é um dos preços que temos que pagar, caro amigo Rui Gressler.  




 NORMAS CHURRASCANTES DA  FIFA

Grande amigo Leo Ribeiro:

Quase todos os domingos, eu faço meu churrasco familiar, e como não gosto de fazer nada ilegal, peço auxílio ao amigo. Como tu tens um círculo de contatos bem maior do que o meu, preciso de tua ajuda.  Gostaria de saber, quem é a pessoa lá na FIFA, que pode me autorizar a fazer o meu churrasco dominical.  É que estes “gringos” estão determinando tudo neste país, e provavelmente, o churrasco também deve estar controlado por eles.

Bueno, quero organizar o meu pedido da seguinte forma:

- Quais os açougues credenciados ? Gosto de comprar carne ali na esquina, no açougue do Chicão.  Tomara que ele seja credenciado.

- Qual o corte que posso comprar? (para a picanha não dou muita bola, mas espero que a costela não esteja vetada pela FIFA)...

- E quanto ao carvão? Qual marca posso comprar?

- E o sal grosso? Eu costumo usar o Pirata. Pelo amor de Deus... Eu não sei assar sem este sal.

- Tambem tem o problema dos espetos. Os meus estão tão gastos, que já não sei a marca. Preciso urgentemente saber se tenho que comprar espetos novos. Onde posso adquirir espetos credenciados?

- Quanto à faca, eu tenho uma Coqueiro deitada.  Posso usá-la? Está liberada? Só falta me dizerem que a única credenciada é a Coqueiro em pé...

- E tem também a situação dos bebes... Para a caipirinha, uso cachaça, limão e açúcar. Estes ingredientes estão liberados, ou preciso de autorização?  E a água e gelo?

- A cerveja eu já sei a marca. Vai ter que ser esta mesmo. Já o vinho credenciado está muito caro. Não dá para comprar.

- Para a salada, não preciso de autorização nenhuma. Vou colher na minha horta.

- E a sobremesa? O sagu está liberado ? Se não estiver, tudo bem. Contento-me com uma bergamota colhida por aqui mesmo.

-Ufa... e para finalizar me dêem a relação das marcas de palitos que estão credenciadas.

Atendendo a estas condições, o meu “churra” estará dentro da lei.

Rui Gressler