- ALGUMA ESCOLA DE SAMBA DANÇA O PEZINHO?
Invernada Artística do CTG Aldeia dos Anjos
Dando uma campereada pelo blog G1 Repórter Farroupilha, do Giovani Grizotti, de onde compartilhei sua opinião em relação ao Prêmio Açorianos, vi outra reportagem interessante.
Trata-se da excursão pela Europa, me parece que na França, da invernada artística multi-campeã do ENART, Aldeia dos Anjos, da cidade de Gravataí.
Ocorre que em suas apresentações, não sei por exigência dos contratantes ou para apenas mostrar suas habilidades artísticas, os bailarinos gaúchos dançam samba.
Claro que num grupo folclórico (o que não é caso da Aldeia dos Anjos) é bonito ver as diversidades culturais através da dança. Lembro que Os Gaúchos e Os Muuripás interpretavam com muito vigor as representações coreográficas de diversos países latino-americanos e, afinal, o Samba é a maior expressão artística de nossa Pátria verde-amarela
Mas, dando uma de bairrista, fica a indagação: - Alguma Escola de Samba, em suas incursões pelo velho mundo dança o Pezinho, o Anu, o Balaio, o Sarrabalho, o Pau-de-Fita, a Chula, a Dança dos Facões? Ou será que não é a mesma história de que, para ouvirem a música gaúcha, temos que cantar, antes, o sertanejo.
Se for a segunda opção, prefiro que nossas danças tradicionais fiquem à altura dos olhos de quem realmente goste de apreciá-las.